Topo

Índices acinários europeus fecham com ganhos após redução de preocupações com política italiana

27/09/2018 14h07

Por Helen Reid

LONDRES, MILÃO (Reuters) - Os índices acionários europeus fecharam em alta nesta quinta-feira, revertendo as perdas iniciais, já que a ansiedade sobre a estabilidade política na Itália pareceu diminuir apenas algumas horas antes de uma reunião do gabinete para definir metas orçamentárias.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,44 por cento, a 1.516 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,35 por cento, a 386 pontos, a uma máxima de um mês, depois de ter chegado a recuar mais cedo 0,6 por cento.

As ações italianas recuperaram-se de mínimas mas permaneceram em território negativo, fechando em queda de 0,6 por cento.

Notícias de que a reunião do gabinete italiano sobre metas orçamentárias de 2019 seria adiada por alguns dias levantou preocupações de que o ministro da Economia, Giovanni Tria, poderia renunciar, arriscando colocar Roma em rota de colisão com a União Europeia.

O gabinete do primeiro-ministro negou posteriormente a notícia e a reunião foi finalmente marcada para às 15h (horário de Brasília), reduzindo as preocupações iniciais. Um leilão de títulos do governo italiano também forneceu suporte ao mercado.

"Se os resultados do leilão de dívidas da manhã de hoje servem de referência, então o mercado está confiante de que uma crise pode ser evitada", disse a diretora de pesquisa da Capital Index, Kathleen Brooks.

O índice de bancos italianos, que são particularmente sensíveis ao risco político devido a sua grande carteira de títulos soberanos, recuou 1,3 por cento. Os bancos da zona do euro recuaram 0,3 por cento.

Embora as tensões parecessem ter aliviado, os investidores continuaram cautelosos com as perspectivas do membro da zona do euro.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,45 por cento, a 7.545 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,90 por cento, a 12.453 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,50 por cento, a 5.540 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,62 por cento, a 21.511 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,03 por cento, a 9.527 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,64 por cento, a 5.424 pontos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Índices acinários europeus fecham com ganhos após redução de preocupações com política italiana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotações