Topo

Iraque tem planos de contingência caso importações de gás do Irã sejam paralisadas

16/05/2019 10h18

BAGDÁ (Reuters) - O Iraque tem planos de contingência para qualquer paralisação das importações de gás iraniano, mas espera que tal interrupção não ocorra, disse o ministro do Petróleo, Thamer Ghadhban, nesta quinta-feira.

Ele também disse que a próxima reunião do comitê de monitoramento ministerial da Opep na Arábia Saudita deve avaliar o comprometimento dos Estados membros com a atual redução da produção e que os atuais preços e mercados de petróleo estão estáveis.

Veja também

A Turquia pediu que ao Iraque para comprar mais de seu petróleo, acrescentou Ghadhban, falando a jornalistas em Bagdá, um dia depois que o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Mahdi, viajou à Turquia para se encontrar com o presidente Tayyip Erdogan.

Os comentários de Ghadhban vêm em momento em que os Estados Unidos aumentam a pressão sobre o Irã, vizinho e aliado do Iraque, especialmente sobre as exportações de petróleo, alvo de sanções.

O Iraque depende muito das importações de gás iraniano para o fornecimento de eletricidade, que sofre com uma demanda maior do que o habitual durante os meses quentes do verão.

A falta de eletricidade foi uma queixa dos manifestantes em protestos que acabaram em violência no centro de petróleo de Basra, no Iraque, no ano passado.

(Por Ahmed Rasheed)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Iraque tem planos de contingência caso importações de gás do Irã sejam paralisadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia