Topo

Exportações do Japão têm maior queda desde 2009 com redução da demanda nos EUA

17/06/2020 08h40

Por Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - As exportações do Japão caíram em maio ao ritmo mais acelerado desde a crise financeira global devido à queda das remessas de carros para os Estados Unidos, reforçando as expectativas de uma contração ainda mais profunda na terceira maior economia do mundo este trimestre.

Relacionadas

O fraco apetite global por carros e a desaceleração dos gastos empresariais podem pressionar a economia voltada para exportações do Japão, já que o comércio com a China continua fraco, minando as esperanças de que a demanda no continente poderia compensar a fraqueza observada em outros grandes parceiros comerciais.

Dados oficiais divulgados nesta quarta-feira mostraram que as exportações do Japão caíram 28,3% no ano até maio, a maior queda desde setembro de 2009. O resultado foi pior do que uma queda de 26,1% esperada em uma pesquisa da Reuters e ampliou as perdas de dois dígitos para um terceiro mês consecutivo.

As exportações para os EUA -- principal mercado do Japão -- caíram pela metade para marcar a maior queda anual desde março de 2009, devido a quedas de mais de 70% nos embarques de carros e peças de automóveis. O Japão é o segundo maior exportador mundial de automóveis.

"Como a Europa e a América do Norte começaram a reabrir, as exportações podem ter atingido o fundo do poço em maio", disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Exportações do Japão têm maior queda desde 2009 com redução da demanda nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia