Topo

Vale fornecerá escória à BluestOne para produção de fertilizantes

04/10/2023 13h02

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale Base Metals, subsidiária de metais básicos da mineradora Vale, assinou nesta quarta-feira um memorando de entendimento não-vinculante com a BluestOne para a reutilização de rejeitos de suas operações de mineração de Onça Puma, no Pará.

Em comunicado, a Vale afirmou que o acordo de dez anos inclui a venda de mais de 50 mil toneladas de escória por ano para a BluestOne --empresa brasileira de transformação de resíduos em soluções para agricultura --, que então as utilizará para produzir fertilizantes de baixo carbono.

Relacionadas

A BluestOne, acrescentou a mineradora, começará a construir uma fábrica de fertilizantes perto da mina de Onça Puma dentro de dois anos.

"Este acordo e a escalabilidade da tecnologia da BluestOne apoiam nossa ambição de capturar valor do que historicamente tem sido tratado como resíduo, ao mesmo tempo em que reduz nosso impacto ambiental, como parte de uma abordagem mais ampla para a mineração circular", disse em nota Deshnee Naidoo, CEO da Vale Base Metals.

Também foi estabelecido que as duas empresas irão trabalhar juntas para estudar novas oportunidades de economia circular para o tratamento e reaproveitamento de outros resíduos vindos de Onça Puma e de outras operações da Vale Base Metals em todo o mundo.

Potencialmente, o acordo permite reforçar a produção de níquel reciclado da BluestOne, reaproveitado de resíduos globalmente, acrescentou a Vale.

(Por Marta Nogueira e Gabriel Araujo)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vale fornecerá escória à BluestOne para produção de fertilizantes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia