BC da China indica que pode acrescentar negociações de títulos do Tesouro a ferramentas de política monetária
PEQUIM (Reuters) - Uma autoridade sênior do banco central chinês sugeriu nesta terça-feira que a compra e venda de títulos do Tesouro pelo banco no mercado secundário poderia ser usada para a gestão de liquidez e como uma ferramenta de política monetária.
"A negociação de títulos do Tesouro pelo banco central no mercado secundário pode ser usada como um método de gerenciamento de liquidez e uma reserva de ferramentas de política monetária", disse o Financial News - uma publicação apoiada pelo Banco do Povo da China - citando o funcionário não identificado.
Relacionadas
O mercado de títulos do Tesouro da China se tornou o terceiro maior do mundo e sua liquidez melhorou, possibilitando que o banco central realize compras e vendas de títulos no mercado secundário, disse a autoridade citada.
Os rendimentos dos títulos de longo prazo da China, que caíram recentemente, irão se movimentar "dentro de uma faixa razoável" em linha com o crescimento econômico esperado, disse a autoridade, acrescentando que a recuperação econômica da China está se consolidando.
"O banco central está otimista quanto às perspectivas de crescimento econômico no longo prazo. Entretanto, fatores como oferta e demanda também trarão distúrbios de curto prazo para os rendimentos dos títulos de longo prazo", disse a autoridade.
No futuro, espera-se que a emissão de títulos do Tesouro seja acelerada e que os rendimentos dos títulos de longo prazo se recuperem, acrescentou a autoridade.
(Reportagem de redação Pequim e Kevin Yao)