Modelo de avião Embraer que caiu no Cazaquistão é o mesmo da presidência
O modelo de avião que caiu neste dia de Natal no Cazaquistão, um Embraer E190, pertence à primeira família de E-Jets da fabricante brasileira. Introduzido em operação no começo dos anos 2000, ele marcou um salto na produção aeroespacial no país, com a fabricação de aviões de maior capacidade para atender novos mercados mundo afora.
Esse é o mesmo modelo dos aviões presidenciais VC-2, que prestam apoio ao presidente Lula durante os voos pelo país ou para o estrangeiro. Já falamos mais dele aqui, onde explicamos porque esse avião menor sempre vai na frente do voo do presidente.
Considerado um modelo seguro, o modelo registrou dois acidentes com mortes de pessoas que estavam a bordo até hoje, sendo que, nas duas circunstâncias, a responsabilidade seria de quem estava comandando o avião.
Ele voou pela primeira vez em 2004, e tem como irmãos os modelos E170, E175 e E195. Na última década, a família passou a ser substituída pelos modelos da família E2 da Embraer, que seguem a mesma nomenclatura, mas possuem avanços tecnológicos e em desempenho e economia de combustível.
Entre seus principais concorrentes no mercado mundial estão os Airbus A319 e A220 e o Sukhoi Superjet 100. Apenas do modelo E190 de primeira geração, já foram entregues 568 unidades para dezenas de empresas mundo afora.
Outros acidentes
Desde o início de sua operação, o E190 registrou apenas dois acidentes mais graves, envolvendo vítimas a bordo das aeronaves, segundo dados da Aviation Safety Network.
Uma das quedas foi um ato intencional de um dos pilotos. Ele teria ficado sozinho na cabine enquanto o outro foi ao banheiro, se trancando lá dentro e comandando o avião até o momento da queda.
Em outro acidente, ocorrido em 2010, os pilotos teriam errado o procedimento de aproximação e acertaram o solo a cerca de 800 metros de distância da pista.
A aeronave ainda registra outros acidentes com vítimas, mas não ligadas ao voo. Em uma das situações, uma pessoa se jogou no motor de um E190 enquanto ele ainda estava em funcionamento. Em outra, o avião atingiu alguém que estava na pista no momento da decolagem.
Um terceiro caso também registra mortes, mas sem ligação com o voo ou com a aeronave. Dois homens tentaram sequestrar um E190 durante o voo, mas acabaram dominados pelos passageiros e acabaram morrendo depois no hospital em decorrência dos ferimentos.
O avião que caiu
O E190 que caiu neste dia 25 começou a voar comercialmente em 2013. Operado inicialmente pela própria Azerbaijan Airlines, voou por quase seis anos pela Buta Airways antes de voltar às mãos da companhia azerbaijana, segundo sites de registro de frotas de empresas aéreas.
O avião voava com a matrícula 4K-AZ65, e havia realizado cerca de 60 voos nos últimos 10 dias. De acordo com plataformas de rastreio de voos, a aeronave iniciou a rota normalmente, mas o sinal foi perdido após alguns minutos no ar.
Os dados do final da trajetória oscilavam bastante, mostrando uma inconsistência no voo. Antes da queda, a aeronave ainda teria feito diversas curvas antes de tocar o solo.
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Quero receberFicha técnica
- Modelo: E190
- Fabricante: Embraer
- Altura: 10,57 metros
- Comprimento: 36,24 metros
- Envergadura: 28,75 metros de ponta a ponta da asa
- Velocidade de cruzeiro: 835 km/h
- Peso máximo de decolagem: 51,8 toneladas
- Capacidade total de carga paga: 13 toneladas (incluindo passageiros, bagagem e cargas)
- Altitude máxima de voo: 12,5 km acima do nível do mar
- Autonomia: 4.537 km de distância
- Capacidade: Até 114 passageiros (em configuração de classe única)
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