Vestas vai investir R$130 mi em fábrica de aerogeradores no Ceará

A dinamarquesa Vestas vai anunciar um investimento de R$ 130 milhões em sua fábrica de turbinas eólicas no Ceará, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

"A empresa Vestas... estará anunciando 130 milhões de reais em investimentos na fabricação de aerogeradores aqui no Estado do Ceará, é geração de emprego e renda, é inclusão social", afirmou Silveira na sexta-feira passada, durante evento que marcou a sanção do marco legal do hidrogênio verde pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os novos investimentos fazem parte de um pacote mais amplo de ações que está previsto para ser anunciado pela Vestas em sua planta na cidade cearense de Aquiraz nesta semana.

O aporte da companhia dinamarquesa ocorre em um momento desafiador para a indústria eólica brasileira, que passa por um enxugamento devido à redução das encomendas de máquinas para a instalação de novos parques eólicos no país.

Nos últimos anos, grandes multinacionais, como GE e Siemens Energy, paralisaram ou hibernaram sua produção no Brasil, em função tanto das condições do mercado local e quanto de turbulências na cadeia eólica enfrentadas em todo o mundo.

O governo brasileiro vem estudando medidas de curto e médio prazo para estimular a permanência da indústria eólica no Brasil. Entre as propostas elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e encaminhadas à Casa Civil, estão um plano de exportação de turbinas eólicas e componentes, adequações nas linhas de crédito para financiamento de bens de capital e de projetos de geração de energia eólica, entre outras ações.

Deixe seu comentário

Só para assinantes