Ibovespa tem oscilação modesta com mercados fechados nos EUA; Azul sobe
Por Patricia Vilas Boas
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa tinha oscilação modesta nesta quinta-feira, em sessão que deve ser de menor liquidez devido à ausência dos mercados acionários norte-americanos, enquanto as ações da companhia aérea Azul eram destaque positivo, em meio à notícia sobre discussão para eventual fusão com a rival Gol.
Relacionadas
Por volta de 11h, o Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,11%, a 119.739,23 pontos. O volume financeiro somava 1,76 bilhão de reais no pregão.
"Está tudo andando 'de lado'. Não tem nada, até o presente momento, que nos inspire algum tipo de cautela ou de ganância para entrar com alguma operação", disse Felipe Sant'Anna, especialista em mercado da mesa proprietária Star Desk.
Os mercados acionários nos Estados Unidos ficarão fechados nesta sessão para o funeral do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter. O mercado de títulos fecha mais cedo, às 16h (horário de Brasília).
No Brasil, as vendas varejistas interromperam dois meses seguidos de ganhos e caíram mais do que o esperado em novembro, conforme divulgado nesta quinta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçando o cenário de perda gradual de força da economia no final do ano passado.
"Os dados apontam para uma perda de tração do consumo de bens, depois de vários meses de sólido crescimento, mas temos que avaliar esse dado com cautela", afirmou o economista Rodolfo Margato, da XP, em comentários.
"É importante acompanharmos as próximas divulgações mensais para analisarmos se essa queda do varejo foi algo mais pontual ou se isso significa o início de uma outra tendência para o setor, nesse caso, de um enfraquecimento."
DESTAQUES
- AZUL PN ganhava 3,8%, reduzindo o ímpeto após subir mais de 7% no início da sessão, ainda embalada por noticiário envolvendo a possibilidade de fusão com a rival Gol. Segundo reportagem do Valor Econômico publicada na véspera, a Azul deve assinar nas próximas semanas com a Abra, controladora da Gol, um memorando de entendimento para discutir uma eventual fusão dos negócios. GOL PN, que não está no Ibovespa, disparava 11,61%.
- VALE ON subia 1,09%, na esteira da recuperação dos futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações do dia com alta de 0,53%, a 754,50 iuanes (102,91 dólares) a tonelada.
- PETROBRAS PN tinha acréscimo de 0,41%, seguindo a alta do petróleo no exterior, onde o barril de Brent subia 0,28%.
- BTG PACTUAL UNIT subia 1,54%, em dia misto para bancos no Ibovespa. No setor, BRADESCO PN caía 0,26%, SANTANDER BRASIL UNIT tinha acréscimo de 0,17%, ITAÚ UNIBANCO PN tinha alta de 0,1% e BANCO DO BRASIL ON perdia 0,5%.
- CVC BRASIL ON caía 0,63%, tendo como pano de fundo a aprovação por acionistas de uma mudança no estatuto social da empresa que obrigará qualquer acionista ou grupo de acionistas com participação maior que 25% a lançar uma oferta pública de aquisição de todas as ações remanescentes, conforme a ata da reunião divulgada na noite da véspera.