Percentual de cheques devolvidos no 1º semestre é o maior em 2 anos
SÃO PAULO - O aumento do endividamento dos consumidores brasileiros contribuiu para que o número de cheques devolvidos no primeiro semestre atingisse o maior percentual em dois anos, segundo levantamento Serasa Experian.
Foram devolvidos por falta de fundos 1,93% de cheques em todo o país entre janeiro e junho, o que corresponde a 9.844.863 unidades.
Somente no mês de junho, o percentual de cheques devolvidos foi também de 1,93%, abaixo dos 2% verificados em maio, mas superior ao índice de 1,75% registrado no mesmo mês do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o dado espelha os mesmos problemas encontrados em outras formas de pagamento e financiamento: expansão do endividamento do consumidor, inflação, altas taxas de juros, aumento do Imposto sobre Operações Financerias (IOF) e as restrições ao crédito adotadas pelo governo na tentativa de conter a pressão inflacionária.
Entre os Estados, Roraima foi o de maior percentual de cheques devolvidos no primeiro semestre (11,87%). São Paulo, por sua vez, registrou o menor percentual (1,46%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.