IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Estagiários que trabalharam em "Cisne Negro" processam estúdio Fox

A atriz Natalie Portman em cena do filme "O Cisne Negro" - AP
A atriz Natalie Portman em cena do filme "O Cisne Negro" Imagem: AP

29/09/2011 15h29

Dois estagiários que trabalharam no filme "Cisne Negro" (2010), de Darren Aronofsky, estão processando o estúdio Fox devido a práticas largamente difundidas na indústria do cinema, segundo o jornal "The New York Times". Salários mínimos e cargas horárias de trabalho não foram respeitados pela companhia, afirmam Alex Footman e Eric Glatt.

A ação aberta ontem na Corte Federal de Manhattan também acusa a Fox de ter passado tarefas servis (que deveriam ser realizadas por funcionários pagos) aos estagiários, e não trabalhos que pudessem aprimorar suas experiências profissionais.

"Os estagiários não-remunerados da Fox Searchlight são uma força de trabalho crucial em suas produções", diz a ação. Mas, segundo Footman, tarefas como preparar café e lanches para a equipe eram solicitadas.

O estúdio ainda não se pronunciou sobre o caso.

Segundo a ação, a Fox agiu ilegalmente porque não procurou o Ministério de Trabalho para se enquadrar no critério de estágio não-remunerado. "Cisne Negro" foi vencedor do Oscar de atriz (Natalie Portman). Teve um orçamento estimado de US$ 13 milhões e rendeu US$ 329,4 milhões mundialmente.