IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Inscrição no CPF já pode ser feita diretamente no site da Receita

02/08/2012 18h52

O contribuinte pode pedir de graça pela internet o CPF (Cadastro de Pessoa Física (CPF), no site da Receita da Receita Federal. Mas para isso será preciso ter o título de eleitor. O serviço é disponível só para quem tem até 25 anos. Como mais de 170 milhões de brasileiros já têm CPF -num universo de quase 200 milhões de brasileiros- os técnicos do Fisco estimam que cerca de 200 mil pessoas deverão obter mensalmente seu CPF pela internet.

O novo serviço, considerado "um dos grandes avanços das administrações fiscais do mundo", segundo Carlos Roberto Occaso, subsecretário de atendimento e arrecadação da Receita Federal, será especialmente importante para os contribuintes que vivem em Estados onde não há convênio com a Receita Federal para obtenção do CPF de forma gratuita. É o caso, por exemplo, do Estado de São Paulo, onde o serviço estadual Poupatempo não tem convênio com o Fisco federal e, portanto, não oferece o CPF gratuito -há cobrança de uma taxa de R$ 5,70. Já em Estados como Goiás, o programa Vapt Vupt permite a obtenção do CPF de forma gratuita. "São cerca de 500 mil pedidos de CPF por mês", disse Occaso.

"Trata-se de uma facilidade que criamos para agilizar o acesso do contribuinte a informações importantes. E além disso o serviço é gratuito", disse Occaso.

Para obter o CPF pelo site da Receita Federal o contribuinte precisa apresentar dados pessoais, como o título de eleitor. O sistema interno do Fisco vai cruzar as informações com o banco de dados do governo, e gerar, instantaneamente, o número do CPF. "O sistema é seguro, blindado a fraudes. O contribuinte que já tem CPF não conseguirá gerar outro número. E quem fizer a inscrição pela internet pela primeira vez terá de guardar seu número, não poderá fazer de novo", explicou Occaso.