IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Inadimplência e vendas no varejo avançam em outubro

07/11/2012 10h45

A inadimplência do comércio varejista subiu 4,74% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou nesta quarta-feira (7) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em relação a setembro, o indicador também subiu 7,39%.

O aumento "preocupa" e se deve às compras para o Dia dos Pais, em agosto, "que continuam impactando o orçamento dos brasileiros" avaliou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro.

Ele disse que, caso o aumento da inadimplência continue em novembro, pode haver impacto negativo nas vendas para o Natal e prejudicar, ainda, a expansão do varejo em 2013.

Apesar do aumento do nível de inadimplência, puxado por dívidas antigas, a pesquisa também mostra um esforço do consumidor em regularizar sua situação. De acordo com a CNDL, os cancelamentos de registros de inadimplência, que dão medida do nível de recuperação de crédito no varejo, apresentaram avanço de 1,91% em outubro, ante o mesmo mês de 2011. Na comparação com setembro, o indicador subiu 5,56%.

Vendas

Os lojistas estão preocupados com a potencial queda de movimento no Natal, mas ao menos em outubro a inadimplência não parece ter afetado o comércio de forma expressiva. O nível de vendas do varejo subiu 7,66% em relação a setembro. Ante o mesmo período em 2011 houve alta de 0,81%.

O crescimento já era previsto pela CNDL, tendo em vista as vendas do Dia das Crianças. Segundo a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, "apenas na semana que antecedeu a data, o crescimento das vendas em relação ao 12 de outubro do ano anterior foi de 4,8%.

(Lucas Marchesini | Valor)