IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

PSC lança pré-candidatura ao Planalto pregando "moralidade e respeito"

08/04/2014 17h00

O Partido Social Cristão (PSC) realiza nesta terça-feira, 8, em Brasília, o evento de lançamento da pré-candidatura de seu vice-presidente nacional, pastor Everaldo Pereira, à Presidência da República.

No auditório do Hotel Kubistchek Plaza, Everaldo está sentado em uma mesa ao lado de outros integrantes do partido que devem discursar ou já discursaram. Atrás da mesa um painel mostra uma foto ampliada de Everaldo e a frase: "O Brasil precisa de um governo com princípios".

O presidente nacional do PSC, Vítor Nósseis, abriu o evento dizendo que a campanha de sua sigla deve "resgatar os princípios da moralidade e do respeito". Ele fez uma breve crítica ao atual governo de Dilma Rousseff, do PT, ao dizer que é preciso moralizar "benesses", em referência a programas sociais que, afirmou, o PSC não pretende extinguir. Ao terminar sua fala, Nósseis afirmou: "Essa candidatura [própria do PSC] tem um sentido de redenção. Que Deus nos proteja!"

Na pesquisa do Datafolha realizada em 2 e 3 de abril, Everaldo apareceu com 2% das intenções de voto ? uma oscilação de um ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, em relação à pesquisa anterior, feita em 19 e 20 de fevereiro.

Estão presentes no evento os principais líderes do partido, os deputados Ratinho Junior (PR), Felipe Pereira (RJ) e André Moura (SE), o senador Eduardo Amorim (SE) e o ex-senador Mão Santa (PI).

Também participa do evento o bispo Manoel Ferreira, presidente vitalício da Convenção das Assembleias de Deus do Ministério Madureira, mesma denominação evangélica à qual pertence Everaldo Pereira. Ferreira é presidente de honra do PSC. Na fala que fez no evento, ele disse que "Everaldo é um homem de palavra", algo que, para ele, "está faltando no mundo político".

Ferreira disse ainda que Everaldo não se restringe apenas a exaltar os princípios da família. Ele disse que o pré-candidato tem experiência ética e técnica pois é mestre em matemática e em economia e participou das campanhas presidenciais de Leonel Brizola e de Anthony Garotinho.

Aécio e Campos

O deputado Silvio Costa (PE), que trocou o PTB pelo PSC em 2013, também discursou. Exaltando o pré-candidato de seu partido, Costa disse que serão aceitos votos de todos, não só dos evangélicos. Ele afirmou ainda que os candidatos de oposição Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) não são boas alternativas, porque não têm propostas efetivas de mudança.

O líder do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura, incluiu na fala que fez no evento parte do discurso que o partido deve usar na campanha. "Nós vemos como está a saúde pública. Está mal. A segurança pública, a educação."

Programa de governo

O ex-senador Marcondes Gadelha (PB), coordenador do programa de governo que Everaldo deve apresentar, fez um resumo do trabalho que realizou até agora. O programa está divido em três eixos: qualidade de vida (no qual serão feitas propostas sobre serviços públicos essenciais), poder nacional (no qual serão feitas propostas para reestruturação das policias e para a diplomacia) e governança (capítulo das propostas sobre eficiência administrativa e municipalização).