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Rituals acelera expansão no Brasil e abre duas lojas este mês

23/10/2014 16h26

Fundada em 2000, a marca holandesa de cosméticos Rituals chegou há três anos ao Brasil ? seu primeiro mercado fora da Europa. De lá para cá, foram abertas apenas três lojas em São Paulo. A expansão foi menor do que o esperado pela companhia, que agora pretende acelerar o ritmo.

Duas unidades serão abertas na capital paulista este mês e uma operação de comércio eletrônico, em novembro. "Fizemos devagar, para não frustrar nossa chance de sucesso no mercado brasileiro, e agora queremos gradualmente aumentar nosso número de lojas", diz o fundador da companhia, Raymond Cloosterman.

Para o empresário, o Brasil é o mercado de cosméticos mais difícil de se entrar em todo o mundo. "A operação brasileira foi muito difícil para nós. Para ser sincero, eu esperava que a gente conseguisse crescer mais rapidamente, mas a complexidade do mercado, as taxas de importação e as medidas que o governo toma para dificultar a entrada de outras companhias no país faz da expansão no país muito mais difícil de se prever", afirmou Cloosterman, um ex-executivo da Unilever, de 50 anos.

Nos próximos três anos, o plano é investir R$ 30 milhões em expansão no Brasil. Cloosterman vê potencial para ter 200 lojas em todas as regiões do país. Ele diz que esse número pode ser alcançado em cinco a dez anos, "dependendo do mercado". Os novos pontos serão abertos este mês no Shopping Iguatemi e no Shopping Market Place. As outras unidades ficam na rua Oscar Freire e nos shoppings Vila Olímpia e Bourbon, todas em São Paulo.

Ambição global

A marca tem 350 lojas no mercado europeu, com faturamento em torno de 320 milhões de euros. No próximo ano, o plano é inaugurar 90 unidades. O faturamento das lojas tem crescido 30% ao ano e, para 2014, a expectativa é avançar 50%, diz o empresário.

A ambição de Cloosterman é criar uma marca global, com presença em diversos continentes. Neste ano, a companhia deu seu segundo passo intercontinental, com a abertura de lojas em Nova York e início das vendas na loja de departamento americana Barneys. A companhia está presente em 18 países e planeja chegar à Austrália, França e Suíça em 2015.

A Rituals tem cerca de 400 produtos, como sabonetes líquidos, cremes, itens de maquiagem, velas aromáticas, óleos, cosméticos masculinos, aromatizadores de ambiente. Os produtos são inspirados em rituais antigos de países orientais, por isso o nome da marca.

Segundo Cloosterman, seu portfólio tem a mesma qualidade de marcas de luxo, mas com preços menores. "Só conseguimos fazer isso porque praticamente não fazemos propaganda e temos margens menores do que nossos concorrentes de marcas de prestígio", diz o executivo. A espuma de banho, o produto mais famoso da Rituals, custa R$ 42 o frasco de 200 ml. Um hidratante corporal de 200 ml sai de R$ 94 e um aromatizador de ambiente de 230 ml, por R$ 132. Todo o portfólio é importado.

No Brasil, os aromatizadores da marca passaram a ser vendidos este mês na rede de movéis e decoração Tok&Stok. Os cosméticos da Rituals também podem ser encontrados na loja multimarcas do grupo Boticário, a The Beauty Box. Na Europa, a Rituals está presente em cerca de mil lojas de departamento de luxo.

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