Topo

Carga de energia do Sistema Interligado Nacional sobe 2,5% em setembro

27/10/2017 19h04

A carga ou consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 65.264 megawatts médios em setembro, alta de 2,5% frente a igual mês do ano passado. Na série com ajuste, que exclui o efeito de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, o aumento na mesma comparação foi de 2,4%.


Na comparação com agosto, houve aumento de 3,2%. No acumulado em 12 meses, a alta é de 0,7% frente aos 12 meses imediatamente anteriores, segundo o Boletim de Carga Mensal, divulgado nesta sexta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Segundo o operador, em setembro, o comportamento da carga do SIN "já começa a apresentar sinais de recuperação, ainda que tímidos". Fatores como a queda nos juros, a safra agrícola, a geração de empregos e o aumento das exportações industriais estão influenciando positivamente o desempenho da carga de energia, listou o ONS.


Além disso, a forte queda na taxa de inflação amplia a renda disponível e ajuda a recuperar o consumo, efeito já sentido no comércio, destacou o operador.


Para o ONS, pode-se observar, ainda, que o efeito do menor número de dias úteis na carga foi compensado pela ocorrência de temperaturas superiores às verificadas no mesmo mês do ano anterior. Após decréscimo de 0,7% em julho e variação próxima de zero em agosto, o SIN apresentou em setembro variação positiva em relação ao mesmo mês do ano anterior.


Três dos quatro subsistemas apresentaram aumento de consumo, tanto na comparação com setembro de 2016, quanto em relação a agosto deste ano. Ao detalhar por regiões, o ONS informou que, em maio, o consumo do subsistema Sul, de 11.031 megawatts médios, teve alta de 7,5% ante setembro do ano passado; e subiu 1,5% na comparação com agosto.


No desempenho do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste (SE-CO), de 38.237 megawatts médios, houve aumento de 2,2% na comparação com setembro de 2016, e alta de 4,6% ante agosto.


No consumo do subsistema Norte, de 5.752 megawatts médios, houve avanços de 3,2% ante setembro de 2016, e expansão de 0,9% na comparação com agosto.


Em contrapartida, na carga do subsistema Nordeste, de 10.244 megawatts médios, houve recuo de 1,5% na comparação com setembro do ano passado; mas com aumento de 1% ante agosto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carga de energia do Sistema Interligado Nacional sobe 2,5% em setembro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia