Exército
- Pré-requisitos: prestar concurso, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres e ser brasileiro nato ou naturalizado. A idade varia conforme o curso
Todos os interessados a ingressar no Exército têm de prestar uma prova de conhecimentos gerais e fazer testes de saúde e físicos. A partir daí, as especificações mudam de acordo com a escola escolhida.
Para entrar para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), por exemplo, é preciso ter nascido entre 1998 e 2003. É para homens e mulheres. Essa formação leva à Academia Militar das Agulhas Negras (Amam), caminho mais procurado para seguir a carreira dentro da corporação.
A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), em Três Corações (MG), voltada aos que pretendem assumir a linha de frente em combates, tem flexibilidade maior na idade (1996 a 2003), mas só aceita candidatos homens.
As datas para ingresso também são diferentes. Algumas delas já foram fechadas neste ano. Todas as especificações e detalhes de cada escola estão no site do Exército Brasileiro.
Marinha
- Pré-requisitos: prestar concurso, ter pelo menos 18 anos e "idoneidade moral e bons antecedentes de conduta"
Os concursos da Marinha incluem prova de conhecimentos gerais e testes físicos, de saúde e psicológicos. O resto das opções varia de acordo com a escola.
Das quatro opções de ingresso, só duas delas aceitam mulheres: a Escola Naval (EN), mais concorrida e antiga formação de carreira da Marinha, e o curso de Sargento Músico Fuzileiro Naval, voltado à música.
As escolas mais voltadas ao combate, o curso de Soldado Fuzileiro Naval e a Escola de Aprendizes Marinheiros (EAM), são restritas ao sexo masculino. As duas também permitem que o candidato seja casado ou tenha constituído família, enquanto a EN, não. Os detalhes de cada um estão disponíveis no portal da Marinha.
Cada curso tem seu tempo de duração. A EN, principal porta de entrada, dura quatro anos. Os editais para as provas de cada escola também ficam disponíveis no portal. No momento, não há nenhum aberto.
Aeronáutica
- Pré-requisitos: prestar exame de admissão. Idades variam conforme o curso
Todos os exames de admissão têm testes de conhecimentos gerais, físicos, de saúde e psicológicos. Alguns cursos, no entanto, também pedem exames de aptidão. Para ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica (CFOAV), que forma pilotos, é preciso também prestar o Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL).
De todas as escolas, só o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF) é exclusivo para homens. Mais detalhes de cada um estão no site da Aeronáutica.