O que é renda passiva
A renda passiva é a remuneração que não está vinculada a qualquer trabalho, atividade profissional ou prestação de serviço. É um dinheiro que você ganha sem precisar trabalhar.
Na prática, a renda passiva pode ser obtida de duas maneiras:
- Sem capital financeiro: ocorre quando a pessoa recebe pensão, royalties ou direitos autorais por determinada obra, por exemplo.
- Com capital financeiro: nesse caso, você investe dinheiro para ter ganhos periódicos a partir dos rendimentos.
Que investimentos pagam renda passiva?
As principais alternativas são os dividendos de ações, os fundos imobiliários e aplicações em determinados títulos do Tesouro. Com esses investimentos, a pessoa pode ter dinheiro caindo na conta com certa frequência. Há diferenças na remuneração e no nível de risco de cada um.
Mas, em última análise, todos os investimentos geram renda passiva, já que você não trabalha para ver os rendimentos.
Como me organizar para investir com esse objetivo?
A primeira providência é colocar as contas em dia, pagar eventuais dívidas e separar parte dos ganhos para investir. É o que recomenda João Daronco, analista da Suno Research.
Outro caminho é aplicar um eventual "dinheiro extra" que apareça, como no caso de uma indenização ou prêmio de loteria.
Para saber onde investir, você precisa saber qual é o objetivo do investimento (complemento dos ganhos, independência financeira ou aposentadoria), nível de tolerância a risco, valor e qual a frequência dos recebimentos desejados - a cada 30, 90 ou 180 dias, normalmente.