O governo Bolsonaro, desde 2019, fez 95 leilões de bens do Estado, como estradas e aeroportos, para empresas privadas.

Estado menor

leilões de concessão

Foram 34 aeroportos leiloados: 12 em 2019 e 22 em 2021. Entre eles, está o Afonso Pena, no Paraná. 

Aeroportos

Geraldo Bubniak/AEN

Amanda Perobelli

Portos

24 terminais portuários foram leiloados, além de 1 terminal pesqueiro. 4 terminais ficam no Porto de Santos. 

Desde 2019, o governo fez dois leilões de rodovias:
- BR-364/365, em Goiás e Minas Gerais;
- BR-101, em Santa Catarina.

Para as ferrovias, foram cinco leilões.

Rodovias e ferrovias

Bruno Alencastro/Agência RBS

12 leilões incluíram estruturas de óleo e gás, energia e mineração. Em 2019 e 2020, foram concedidos à iniciativa privada 23 lotes de linhas de transmissão.

Energia

Getty Images/iStockphoto

Há divergências se concessões podem ser chamadas de privatização. A diferença é que concessões são provisórias, e privatizações clássicas são permanentes. Segundo o advogado Luís Henrique Madalena, a questão não é consenso nem entre especialistas.

É concessão ou privatização?

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Há uma celeuma sobre o que é privatização: conceder a operação ou vender o bem público? De acordo com o governante de plantão, a gente chama uma coisa de privatização ou não. 

Luís Henrique Madalena, advogado e coordenador-geral da ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional)

Segundo o governo, 2021 terá mais leilões, e a privatização de estatais. Eletrobras e Correios estão na mira. 

Vai ter mais?

Brendan McDermid/Reuters

Sim, mas só a partir de 2022. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freiras, serão 2,9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos. 

Vai gerar empregos?

Patricia Stavis/Folha Imagem

Edição: Armando Pereira Filho

Fonte: Ministério da Economia

Reportagem: Giulia Fontes

Publicado em 16 de abril de 2021.