IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fruta azeda da mata atlântica, cambuci ressurge em cachaça e comidas

André Cabette Fábio

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 06h00

Originário da mata atlântica paulista e hoje pouco consumido, o cambuci, uma fruta verde de gosto azedo, que "amarra a boca", como quando se come banana verde, e tem formato achatado, está sendo resgatado e vendido por agricultores a restaurantes, bares e lojas especializadas.

Os estabelecimentos vêm retomando a tradição de curtir o cambuci em cachaça e também o utilizam no preparo de pratos, sorvetes e geleias. A fruta é comum do litoral de São Paulo à região em torno da capital.

A produção do cambuci nesta safra deve atingir 400 toneladas, de acordo com a Ahpce (Associação Holística de Produção Comunitária Ecológica), que promove o plantio do cambuci no Estado.

Há seis anos, municípios da Grande São Paulo começaram a organizar um festival gastronômico com a fruta que também inclui apresentações folclóricas, concurso culinário e venda de artesanato com o cambuci como tema, como toalhas bordadas com o desenho da fruta.

Em 2013, participaram do circuito do festival as cidades de Rio Grande da Serra, Santo André (Paranapiacaba), Mogi das Cruzes, Salesópolis, Paraibuna, Caraguatatuba e a capital. Neste ano, o evento deve acontecer a partir de março, pico da colheita.

Segundo o doutor em agronomia pela USP (Universidade de São Paulo) Luis Carlos Donadio, a fruta é uma boa fonte de vitaminas, carboidratos e fibras, pouco calórica, mas com baixo valor proteico. "Não é consumida ao natural, pois é ácida, mas é muito usada na culinária".

Cambuci vira cartão de visitas de restaurante em São Paulo

O restaurante Javali, na capital paulista, incluiu a fruta no cardápio há cinco anos. Ele fica no bairro do Cambuci, que recebeu esse nome por causa da grande quantidade de cambucizeiros que havia na região quando ela começou a ser ocupada.

O dono do Javali, Francisco Garcia Evangelista, usa 100 kg do fruto por mês apenas para produzir o suco de cambuci, o mais pedido. Nhoque ao molho de cinco queijos com cambuci, caipirinha, sorvete e cachaças com a fruta também estão no cardápio.

"De cinco anos para cá, o cambuci chamou muitos clientes, que chegam aqui e a primeira coisa que procuram são os pratos com a fruta", afirma Evangelista.

Já no Bar da Zilda, ponto de encontro de motociclistas na vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP), é possível encontrar a fruta na cachaça e na forma de licor, suco, musse e geleia.

Após perceber que havia pouco espaço para a venda de produtos do cambuci fora dos festivais gastronômicos, o produtor do fruto Benedito Roberto de Souza investiu R$ 30 mil no Empório Cambuci, em Salesópolis (SP).

A loja abriu as portas em dezembro de 2013, e vende artigos como cambuci congelado, licor, cachaça, vinho de cambuci, alfajor recheado, xarope, geleia, doce, pasta de cambuci com alho e uma espécie de espumante feito com o fruto.

"Os produtos que saem mais são o licor de cambuci e a pasta de cambuci com alho, que o pessoal come no final de semana", diz Souza.

Cooperativa reúne 21 agricultores e produz cachaça com cambuci

A cooperativa Cooper Cambucy da Serra, que fica em Rio Grande da Serra (SP), reúne 21 produtores da fruta, na maioria pequenos agricultores.

A produção total da cooperativa no ano passado foi de quatro toneladas. Parte foi utilizada na produção de 12 mil litros de cachaça --a bebida fica em contato com o cambuci por dez meses, para pegar o gosto-- e parte vendida a consumidores, bares e restaurante.

Veja alguns locais na Grande São Paulo onde é possível encontrar o cambuci e produtos feitos com a fruta:

Empório Cambuci - Sabores da Terra: vende o cambuci in natura e seco, além de produtos como geleia, licor e xampu feitos com a fruta
Endereço: Rua Alferes José Luís de Carvalho, 278 Centro, Salesópolis (SP)
Contato: (11) 4696-3917; (11) 4696-1412

Cooper Cambucy da Serra: vende a fruta e mudas da árvore
Endereço: Rua Pref. Cido Franco, 245, Jd. Maria Paula, Rio Grande da Serra (SP)
Contato: (11) 4821-7438; cambucydaserra@bol.com.br

Bar da Zilda: tem cachaça de cambuci e produz e vende geleia, musse, suco e licor
Endereço: Rua Direita 420, vila de Paranapiacaba, Santo André (SP)
Contato: (11) 4439-0140; www.facebook.com/BarDaZilda

Restaurante da Marlene: produz e vende cachaça curtida no cambuci, geleia, licor, suco e musse com a fruta
Endereço: Praça Julio Cesar Campos, 106, bairro de Parelheiros, São Paulo (SP)
Contato: (11) 5921-7443

Javali Pizzaria, Restaurante e Churrascaria: vende cachaça e oferece sucos e pratos com molho à base de cambuci
Endereço: Rua Luiz Gama, 847, bairro do Cambuci, São Paulo (SP)
Contato: (11) 3271-8234; (11) 3208-9298; javalipizzaria@hotmail.com