Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Conheça as principais etapas da fabricação de um carro
  • link: http://economia.uol.com.br/album/110825_conheca_fabrica_carro_album.htm
  • totalImagens: 29
  • fotoInicial: 1
  • imagePath: http://ec.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20130117123102
Fotos
A produção de um carro popular demora cerca de 24 horas e envolve milhares de trabalhadores e centenas de robôs. O <b>UOL Economia</b> visitou a fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) para mostrar como funciona. Veja a seguir as principais etapas de construção Fernando Donasci/UOL Mais
A fabricação de um carro é dividida em três partes: a estruturação, a pintura e a montagem das peças. As chapas de aço chegam na indústria "recortadas" de acordo com o modelo do veículo Fernando Donasci/UOL Mais
Os operários colocam as chapas de aço em esteiras.Todas as partes de um carro são conduzidas ao longo da fábrica, sendo que cada funcionário tem uma função específica. O processo de estruturação do carro demora 8h Fernando Donasci/UOL Mais
As portas dos carros já chegam modeladas de acordo com o veículo. Na fábrica, elas ganham acabamento e se juntam ao resto das peças Fernando Donasci/UOL Mais
Cerca de 80% das peças dos carros produzidos no Brasil são nacionais. Numa fábrica de carros, 70% do trabalho é realizado por máquinas e 30% por homens Fernando Donasci/UOL Mais
Numa fábrica de carros, o sistema de suspensão e freio do carro são acoplados pelo homem. Acabamento e ajustes não são feitos por robôs Fernando Donasci/UOL Mais
As indústrias brasileiras de carros costumam importar os componentes eletrônicos dos veículos, porém os motores são montados nas próprias fábricas Fernando Donasci/UOL Mais
Apesar de 70% do processo da construção de um veículo ser feito por robôs, o motor é testado por operários antes de se juntar às carrocerias Fernando Donasci/UOL Mais
As peças de um carro são conduzidas em esteiras em toda a fábrica. As carrocerias começam a ser montadas com as outras partes do carro, como o teto e as portas Fernando Donasci/UOL Mais
A parte lateral do veículo é trazida por um robô. A linha de produção pode fabricar carros de diversos modelos ao mesmo tempo Fernando Donasci/UOL Mais
Um operário ajeita a parte lateral do veículo que é trazida por um robô. Com o desenvolvimento da tecnologia, o homem tem o papel de corrigir as máquinas e cuidar dos detalhes de acabamento Fernando Donasci/UOL Mais
A estruturação de um veículo demora cerca de 8 horas, o equivalente a 1/3 do tempo necessário para o carro ficar pronto (24 horas) Fernando Donasci/UOL Mais
Os operários soldam as várias partes da carroceria do veículo e utilizam equipamento especial para se protegerem da chuva de faíscas Fernando Donasci/UOL Mais
Robô solda partes da carroceria. As máquinas ficam com a parte mais pesada da soldagem e são utilizadas, principalmente, em locais que seriam de difícil acesso para o homem Fernando Donasci/UOL Mais
Robô solda partes da carroceria. Numa fábrica de carros, os robôs respondem por 70% de todo o processo de fabricação. Um carro popular possui 2.500 pontos de solda Fernando Donasci/UOL Mais
Após a carroceria do carro ser soldada por robôs, os operários fazem os ajustes finais. A estruturação de um veículo novo dura cerca de 8 horas Fernando Donasci/UOL Mais
Após a carroceria do veículo ser soldada, é hora de ser realizada a pintura Fernando Donasci/UOL Mais
Os grandes ventiladores destacam-se na área de pintura. Na hora de comprar o veículo, o brasileiro costuma ser conservador. As cores mais vendidas são prata, preto, cinza e branco Fernando Donasci/UOL Mais
Na linha de montagem após a pintura, os operários colocam painéis, carpetes, estofamentos laterais e bancos Fernando Donasci/UOL Mais
Operário acerta detalhes de painel de carro que será acoplado ao veículo Fernando Donasci/UOL Mais
O ajuste dos bancos é feito por homens. Nesta área, o número de robôs diminui, porque os funcionários detectam mais facilmente falhas na produção e podem corrigir possíveis erros Fernando Donasci/UOL Mais
Os vidros são todos conferidos a mão. Um operário passa uma espécie de cola para juntar a peça com a carroceria do veículo Fernando Donasci/UOL Mais
O motor e todo o sistema de suspensão e freios vão se juntar com a carroceria do veículo por meio de esteiras Fernando Donasci/UOL Mais
Após juntar o motor, a suspensão e os freios com a carroceria, os operários fazem alguns ajustes Fernando Donasci/UOL Mais
As mulheres são cada vez mais procuradas pelas montadoras. Na GM do Brasil, elas representam cerca de 20% Fernando Donasci/UOL Mais
Com o carro já montado, os mecânicos testam toda a parte elétrica e mecânica do veículo. Todos os indicadores são checados, assim como os freios e a aceleração Fernando Donasci/UOL Mais
Na parte final de montagem de um veículo, os operários ainda fazem um pente-fino, no qual avaliam se a montagem ocorreu de forma perfeita Fernando Donasci/UOL Mais
Operário retira carro pronto da linha de montagem e o leva para o pátio da fábrica, de onde será enviado para as revendas Fernando Donasci/UOL Mais
Depois de prontos, os carros são colocados no pátio e aguardam o caminhão que os levará até as concessionárias de todo o país Fernando Donasci/UOL Mais

Conheça as principais etapas da fabricação de um carro

Veja mais:

Últimos álbuns de Economia



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos