Um colega criticou a empresa no Facebook? Não curta, você pode ser demitido
Alguém duvida que as redes sociais precisam ser encaradas com mais seriedade?
No ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP) validou uma demissão por justa causa depois de uma curtida no Facebook.
O ato de curtir no Facebook comentários considerados ofensivos à empresa em que trabalha, feitos por outra pessoa, é motivo para demissão por justa causa, pois a Justiça entende que é um ato de concordância com o que foi publicado.
Veja bem, será que somente o fato de curtir um post ou comentário significa que concordamos com o conteúdo?
Nem sempre, na minha opinião. Pode ser apenas um meio de se solidarizar. Às vezes, eu mesma curto publicação no Facebook como forma de "dar um alô" a um amigo.
Por outro lado, quando o usuário clica em "curtir" ou "compartilhar" no Facebook, ele está ajudando a divulgar e dar maior visibilidade àquela notícia.
Particularmente, acho injusto sermos avaliados na empresa pelas nossas curtidas no Facebook. Mas a realidade é outra, e a Justiça do Trabalho não está preocupada com nossas opiniões, por isso temos de ficar atentos.
É fato que ainda não sabemos usar as redes sociais de maneira estratégica. Até chegarmos a esse equilíbrio, teremos que tomar cuidado para não sermos prejudicados na empresa.
Há responsabilidade dos que compartilham mensagens e dos que nelas opinam de forma ofensiva. É importante frisar que liberdade de expressão não é total e irrestrita, possui limites. O direito de livre expressão não é absoluto, podendo caracterizar abuso quando o discurso é inflamado pelo ódio, raiva ou até em razão de interesses obscuros.
Internautas, portanto, devem tomar muito cuidado com as postagens levianas, ofensivas e mentirosas, pois a pessoa ofendida poderá recorrer-se da polícia e da Justiça para garantir de seus direitos fundamentais, inclusive indenizatórios.
Três dicas para não cometer erros em redes sociais
- Não curta publicações com críticas à sua empresa ou a qualquer profissional que trabalhe nela. Ofender alguém não é divertido e ninguém gosta de ser ofendido, portanto temos que acabar com essa prática.
- Não compartilhe conteúdo sem ler. É muito comum pessoas lerem somente o título do texto ou o primeiro parágrafo. Temos inúmeros exemplos de confusões geradas por não lerem ou entenderem o texto. Muitos não leem, não verificam a veracidade e ainda querem opinar a respeito. Agir assim realmente não vai ajudá-lo em nada!
- Tenha bom senso. E uma certa dose de seriedade. Especialmente por ser a imagem e direitos de terceiros ou, no caso, da empresa em que trabalha.
Realmente, as redes sociais precisam ser encaradas com mais seriedade. Aquela linha divisória entre vida pessoal e profissional não existe mais e por isso teremos que rever nossas atitudes para não sermos prejudicados em nossas carreiras.
Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.