IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Busca mudanças profissionais em 2016? Veja 3 dicas para planejar carreira

02/12/2015 06h00

Mais um ano está chegando ao fim. Nesta época, ouvimos o blablablá de sempre das pessoas que vivem na frustração e dizem: “mas já se foi o ano?”, como se não tivessem visto o tempo passar. E é verdade: elas não viram.

São pessoas que vivem no piloto automático, se distraindo, fazendo o mesmo de sempre. Andam muito ocupadas no trabalho, mas, no final das contas, nada do que fazem tem a ver com seus próprios sonhos profissionais.

Quando digo sonho profissional, muitas pessoas imaginam uma vida tranquila. Aquela cena de diversão e alegria no trabalho, com reconhecimento, prêmios, aplausos, bônus e salários nas alturas, mas se esquecem que, para experimentar esse cenário, terão que trabalhar intensamente.

Construir uma carreira de sucesso está bem longe dessa moleza toda. Requer energia, ralação, trabalho duro e focado, tomar as decisões certas e fazer o sacrifício que for necessário para concretizar suas metas. E acreditem: esse sacrifício valerá muito a pena.
Está na hora do despertar profissional. Mesmo aos trancos e barrancos, devemos construir passo a passo nossa trajetória de carreira.

Aqui vão algumas dicas para você aplicar imediatamente em sua vida, independentemente se for final de ano ou não:

1 - Faça planejamento de cinco anos

A grande maioria dos sonhos que temos não são realizáveis em apenas um ano. Definir metas somente para um ano é um pouco ingênuo e denota falta de visão. Cinco anos é uma janela de tempo razoável, em que conseguimos coerentemente vislumbrar metas claras e objetivas para nossas vidas, sem "viajar na maionese" e dar asas à imaginação, se o período de tempo fosse maior.

Então sente com papel e caneta, planilha ou arquivo no computador, e anote o que desejaria alcançar nos próximos cinco anos: sonhos, obstáculos que você gostaria de vencer, marcos a serem atingidos e conquistas. Seja realista.

Uma dica importante é, ao escrever, ser claro e objetivo. Evite clichês e generalizações. Não defina algo como: “eu quero dar uma virada na minha vida e ser um sucesso” ou “eu quero ser feliz”. Ok, mas o que isso significa? Traduza suas intenções em atividades práticas.

2 - Desenvolva sua disciplina

Só os disciplinados são livres. Os indisciplinados são escravos do prazer momentâneo.
Para inserir as metas em seu dia a dia, você precisa de disciplina, e isso é chato para algumas pessoas. Disciplina é uma coisinha antipática que nos lembra da época de escola ou parece a cobrança dos pais na infância.

Alcançar suas metas vai dar trabalho e você deverá fazer um esforço, sobrenatural que seja, para cumprir o passo a passo. Essa falta de disciplina nos faz não levar a sério nossas próprias metas. É aí que mora a maior diferença entre pessoas bem-sucedidas e as que tropeçam na caminhada da carreira.

O foco, que é um dos maiores segredos do sucesso, depende do nosso comprometimento com o que nos propomos a fazer, mesmo que ninguém cobre, que ninguém saiba o que estamos fazendo. Se não nos levamos a sério, como podemos esperar resultados?

3 - Pare de perder tempo com atividades que parecem úteis, mas não são

Muitas atividades na internet são interessantes, mas nem tudo é importante.

Procure focar primeiro em leituras relacionadas às suas metas e, no tempo livre, para leituras sobre qualquer outra coisa que o ajude a descansar a mente.

Livros de ficção são ótimos para passar o tempo nas férias ou ler antes de dormir, mas fora dessas ocasiões, a "culta" leitura está lhe roubando um precioso tempo.

Um dos maiores problemas com as resoluções de ano novo é que as pessoas não mudam hábitos que as impedem de alcançar seus objetivos.

Se há cinco anos você tivesse lido e levado a sério um artigo como este, o que você já teria conquistado hoje? Quantas coisas você já poderia ter feito se tivesse dedicado algumas horinhas diárias (ou semanais) a algo que já há tempos vem pensando em fazer?

Pense nisso. Seus próximos anos podem ser muito diferentes se você se levar mais a sério.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!