IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nervosismo pode prejudicar candidato a estágio; veja 5 dicas para ir bem

Do UOL, em São Paulo

27/08/2013 06h00

De acordo com o superintendente educacional do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, o nervosismo pode ser um grande inimigo dos candidatos a uma vaga de estágio.

“O nervosismo prejudica o raciocínio e pode levar o candidato a cometer erros que, em situação de calma, ele não cometeria”, diz.

Para evitá-lo, segundo Oliveira, a dica é estar bem preparado, identificar seus pontos fortes e fazer algumas simulações, se possível.

“Os mais inseguros podem participar, sem compromisso, de algumas seleções apenas para ver como é, pois geralmente o que desestabiliza o candidato é o desconhecimento das etapas do processo seletivo.”

Antes da entrevista, pesquise sobre empresa contratante, pois isso demonstra interesse, compromisso e curiosidade que são características válidas para o sucesso no estágio.

Na apresentação, é recomendável utilizar um traje compatível (terno ou camisa social para escritório de advocacia; um bom jeans para uma agência de publicidade, por exemplo.

"Nada de exagero, inclusive na maquiagem e bijuterias para as mulheres. Aqui funciona muito bem a máxima “menos é mais”, afirma Oliveira.

Passei na seleção. E agora?

Mas não adianta ser bem sucedido no processo de seleção e cometer erros após o início das atividades do estágio. Para evitar deslizes, o especialista aponta cinco dicas importantes para ser um bom estagiário:

1 - Integre-se à equipe, demonstre curiosidade e interesse de aprender. Seja colaborativo com ideias e atividades.

2 - Respeite a cultura da empresa, assim como seus princípios e valores.

3 - Aprenda e saiba respeitar a experiência dos profissionais com quem interage. Deixe de lado a postura do “eu já sei tudo”.

4 - Atualize-se. Participe de cursos e treinamentos oferecidos pela empresa, pela escola ou pelo agente de integração do estágio visando o desenvolvimento pessoal e profissional.

5 - Cumpra os compromissos incluídos no contrato e na Lei do Estágio que determinam com muita clareza quais são seus deveres e direitos.