Nervosismo pode prejudicar candidato a estágio; veja 5 dicas para ir bem
De acordo com o superintendente educacional do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, o nervosismo pode ser um grande inimigo dos candidatos a uma vaga de estágio.
“O nervosismo prejudica o raciocínio e pode levar o candidato a cometer erros que, em situação de calma, ele não cometeria”, diz.
Para evitá-lo, segundo Oliveira, a dica é estar bem preparado, identificar seus pontos fortes e fazer algumas simulações, se possível.
“Os mais inseguros podem participar, sem compromisso, de algumas seleções apenas para ver como é, pois geralmente o que desestabiliza o candidato é o desconhecimento das etapas do processo seletivo.”
Antes da entrevista, pesquise sobre empresa contratante, pois isso demonstra interesse, compromisso e curiosidade que são características válidas para o sucesso no estágio.
Na apresentação, é recomendável utilizar um traje compatível (terno ou camisa social para escritório de advocacia; um bom jeans para uma agência de publicidade, por exemplo.
"Nada de exagero, inclusive na maquiagem e bijuterias para as mulheres. Aqui funciona muito bem a máxima “menos é mais”, afirma Oliveira.
Passei na seleção. E agora?
Mas não adianta ser bem sucedido no processo de seleção e cometer erros após o início das atividades do estágio. Para evitar deslizes, o especialista aponta cinco dicas importantes para ser um bom estagiário:
1 - Integre-se à equipe, demonstre curiosidade e interesse de aprender. Seja colaborativo com ideias e atividades.
2 - Respeite a cultura da empresa, assim como seus princípios e valores.
3 - Aprenda e saiba respeitar a experiência dos profissionais com quem interage. Deixe de lado a postura do “eu já sei tudo”.
4 - Atualize-se. Participe de cursos e treinamentos oferecidos pela empresa, pela escola ou pelo agente de integração do estágio visando o desenvolvimento pessoal e profissional.
5 - Cumpra os compromissos incluídos no contrato e na Lei do Estágio que determinam com muita clareza quais são seus deveres e direitos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.