IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Medo de perder o emprego? Veja dicas para lidar com a situação

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 06h00

É comum que empresas passem por processos de fusões, aquisições ou mesmo estruturações profundas e sofram mudanças no quadro de funcionários. O problema começa quando você faz parte desse quadro e o medo de perder o emprego começa a tomar conta dos pensamentos.

De acordo com Luiz Pagnez, headhunter do site Recrutando.com, diante deste cenário, a energia produtiva do profissional será desviada para outras preocupações e cada profissional pode reagir de uma maneira diferente.

“Alguns vão se desmotivar. Começam a faltar (muitas vezes alegando doença) e irão procurar outras oportunidades. Outros podem reagir apontando defeito no trabalho do colega para desviar a atenção. Há também aqueles que podem apelar para o lado emotivo, contando histórias tristes de como precisam muito do seu emprego.”

A partir daí, segundo Pagnez, além de prejudicar o seu próprio desempenho, o profissional muitas vezes acaba influenciando negativamente a equipe inteira, pois tentará espalhar o seu medo em uma tentativa de confirmar seus temores ou de atrair a simpatia para sua causa.

Feedback é importante

Para o especialista, quanto mais transparente for a gestão da empresa (com feedbacks honestos sobre os desafios e desempenho de cada um), mais fácil será para o profissional avaliar se o seu emprego está em risco ou não e tentar controlar a situação.

“Quando o profissional não está seguro sobre o seu próprio desempenho, é natural que ele possa ter medo de perder o emprego e sua estabilidade também será afetada. Se não tiver um feedback do gestor, o profissional ficará inseguro e vai temer justamente por não saber como agir”, afirma.

Com a ansiedade e nervosismo vem os erros

Para a psicóloga e consultora organizacional, Meiry Kamia, em situações de incertezas o nível de ansiedade e nervosismo aumenta, fazendo com que as pessoas se irritem com mais facilidade.

“Lidar com o estresse, a frustração, a irritabilidade (sua e dos colegas) e ao mesmo tempo ter que alcançar as metas da empresa torna-se cansativo e desgastante. As tensões e atritos entre os funcionários crescem e surgem os erros no trabalho”, diz.

De acordo com Kamia, é possível amenizar os efeitos negativos que um processo de mudanças no trabalho pode trazer. Confira cinco dicas elaboradas pela consultora para lidar com o mede de ser demitido:

1 - Mantenha atitude positiva
Mantenha-se otimista nos processos de crise. Reflita sobre o que se ganha com a situação: que virtude estou aprendendo e/ou exercitando por meio dessa experiência?; será que estou tendo que aprender a ser mais paciente? Mais determinado? Mais humilde? Mais confiante? Toda experiência traz um aprendizado.

2 - Evite valorizar os problemas
Num processo de mudança organizacional é natural que surjam mais problemas do que o normal. Entretanto, reclamar o tempo todo não ajudará a solucionar os problemas, ao contrário, quanto mais você pensar e falar sobre os problemas maiores eles se tornarão. Procure focar na solução, pense de forma proativa e seja prático.

3 - Não misture problemas da empresa com problemas pessoais
Não permita que o medo de não conseguir pagar suas contas atrapalhem o seu desempenho no trabalho. Da mesma forma, não carregue as preocupações e chateações para dentro do seu lar. Em momentos de crise, procure focar no que tem que ser feito. Faça e pronto.

4 - Controle a ansiedade
As situações de mudanças causam insegurança. É normal que haja preocupações do tipo “será que serei o próximo a ser dispensado?”. A ansiedade pode trazer pensamentos catastróficos e irreais. Uma das formas de amenizá-la é focar no presente. Respire fundo e foque a atenção para o que estiver fazendo.

5 - Faça o seu melhor sempre e confie
Mesmo sem perceber você está sendo observado. Mesmo que a empresa tenha anunciado cortes e que você esteja no meio deles, procure entregar o melhor trabalho. Assim você deixa uma marca positiva por onde passa. Isso é marketing pessoal. Lembre-se: o bom trabalhador nunca fica desempregado.