IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como falar com Marte é uma das perguntas de entrevista de emprego no Google

Do UOL, em São Paulo

15/05/2015 06h00

Como construiria um sistema para se comunicar com uma colônia em Marte? Quantos carros passam por uma ponte em um dia? Quantos cortes de cabelo são feitos nos EUA em um ano? Essas perguntas podem parecer muito estranhas, mas é bom pensar sobre elas, caso sonhe em trabalhar para a gigante de tecnologia Google um dia. 

Clique aqui e confira essas e outras perguntas feitas em entrevistas de emprego da companhia.

Elas foram postadas por funcionários na plataforma de avaliação de empregos Glassdoor e reunidas pelo site "Business Insider". Também é bom lembrar que essas perguntas costumam mudar muito. Então, se for fazer uma entrevista lá, esteja preparado para tudo.

"Essas perguntas são feitas geralmente em entrevistas de emprego de empresas inovadoras, com o perfil agressivo e que trabalham com a criatividade, como Google e Facebook", afirma Melina Graf, gerente de transição de carreira na Thomas Case & Associados, empresa de consultoria de gestão e planejamento de carreira.

Mas se você está preocupado porque não sabe as respostas, relaxe. "Eles não querem um número, mas o tipo de raciocínio que utiliza", afirma a gerente.

No caso do corte de cabelo, por exemplo, pode-se pensar em dados, mesmo que não tão precisos. Para elaborar uma estimativa, é possível pensar se há mais homens ou mulheres na população e qual desses grupos corta mais o cabelo, ou até mesmo a quantidade de pessoas carecas.

Segundo Melina Graf, também não há um modelo de resposta para as perguntas feitas em entrevistas. Elas servem para traçar um perfil do profissional. "O entrevistado nunca é avaliado por uma pergunta, mas pelo desempenho geral".