IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Max Gehringer lança livro só com citações da Bíblia para sua carreira

Max Gehringer dá dicas de carreira usando a Bíblia - Divulgação
Max Gehringer dá dicas de carreira usando a Bíblia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 06h00

Afirmações feitas há mais de 2.000 anos podem ser usadas para responder a dúvidas sobre o mercado de trabalho atual?

Segundo o consultor de carreiras Max Gehringer, sim. Em seu novo livro, "Todas as Respostas" (Editora Benvirá), ele responde a 366 dúvidas sobre carreiras --uma para cada dia do ano-- usando apenas trechos da Bíblia.

De acordo com Gehringer, a Bíblia tem questionamentos modernos. "Há coisas que parecem atuais, mas há 2.000 anos já existiam. Na Babilônia, o pessoal reclamava de congestionamentos de trânsito de carroças na rua, que não deixavam as pessoas se movimentarem livremente."

A ideia do livro surgiu em 2001, com um texto que escreveu para sua participação na rádio CBN, em que usava versículos para tirar dúvidas, conta Gehringer. Desde então, começou a guardar perguntas reais, enviadas a ele por ouvintes.

Gehringer diz que a Bíblia traz os ensinamentos para resolver os problemas do dia a dia no trabalho, a começar pelo que, segundo ele, é a principal mensagem bíblica, "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você". "É o que todo subordinado quer do chefe", afirma.

Ele também diz que a Bíblia ensina a ter respeito, obediência e tolerância, características importantes para a carreira. "Nós não somos contratados para ter sucesso na vida. Fomos contratados porque existe um trabalho a ser feito. Quanto melhor o fizermos, maior a chance de sucesso".

Confira cinco trechos selecionados do livro "Todas as Respostas", de Max Gehringer.

Não se envergonhe de seus sentimentos

Carreira - chorar - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Sou motivo de piadas em meu trabalho porque choro com muita facilidade. Quando estou alegre ou triste, meus olhos se umedecem. Quando comecei a trabalhar, até tentei disfarçar as lágrimas, mas já me convenci de que sou assim mesmo. Há algum exemplo de alguém que foi bem-sucedido mesmo sendo altamente emotivo?

"Jesus chorou."
João 11, 35

Os maliciosos receberão o que merecem

Carreira - castigo - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Trabalho com uma pessoa que, infelizmente, não consegue se relacionar bem com ninguém. Se fosse só isso, ainda seria suportável, mas essa pessoa vive criando caso, fazendo acusações e espalhando boatos maledicentes, tentando jogar uns contra os outros.

"É o criador de casos, que tem a boca corrompida, que tem a malícia nos olhos, que passa uma má impressão até mesmo com seus pés e seus dedos e que semeia a discórdia com o mal que traz em seu coração. As suas calamidades se voltarão contra ele, e ele será irremediavelmente destruído".
Provérbios 6, 12-15

Não precisa ser uma ditadura, mas não é uma democracia

Carreira - hierarquia - Orlando - Orlando
Imagem: Orlando

Não gosto dos modos de meu chefe. Ele é muito autoritário e pouco compreensivo, para apontar apenas dois de seus defeitos. Não é uma pena que os chefes possam escolher seus subordinados, mas os subordinados não possam escolher seus chefes?

"Obedeça a seus guias e submeta-se à autoridade deles, pois eles cuidam de você e disso terão que prestar contas. Colabore para que o trabalho deles seja feito com alegria e não com pesar, porque isso não seria proveitoso nem para eles nem para você."
Hebreus 13, 17

Não ajude demais quem não merece

Carreira - teimosia - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Tenho um colega que é teimoso e sempre quer fazer o trabalho do jeito dele. Com frequência, ele comete erros, fica muito irritado, começa a praguejar e aí vem me pedir para ajudá-lo a consertar o estrago. Tenho ajudado com boa vontade, mas parece que, quanto mais ajudo, mais erros ele comete.

"O destemperado precisa pagar o preço. Se você socorrê-lo uma vez, terá que se sujeitar a socorrê-lo sempre."
Provérbios 19, 19

Não assuma responsabilidades que são de seu chefe

Carreira - delação - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Eu me incomodo quando vejo colegas tagarelando durante o expediente. Como meu chefe fica trancado na sala dele o tempo todo, talvez não saiba que poderia obter maior produtividade caso se mostrasse mais atento ao que está acontecendo. Fico com vontade de conversar com ele e alertá-lo sobre essa situação.

"Não procure o superior para difamar um subordinado. O acusado se voltará contra você para difamá-lo, e você terminará levando a culpa."
Provérbios 30, 10

Max Gehringer dá dicas para jogador que sonha com vaga na seleção