IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Já sacou o abono salarial? Veja quando o próximo começa a ser pago

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

29/06/2016 18h54

Em julho, o governo começa a pagar o abono salarial de 2016. O calendário de pagamento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho na quarta-feira (29); confira as datas.

Quem trabalha em empresa privada e tem conta na Caixa vai receber o dinheiro diretamente na conta.

Quem é servidor público pode sacar o abono salarial nas agências do Banco do Brasil. O calendário é baseado no número final da inscrição do servidor no Pasep.

Pagamento vai até 2017

Assim como aconteceu com o abono do ano passado, nem todos os trabalhadores vão receber o dinheiro em 2016. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano; os nascidos entre janeiro a junho receberão no começo do ano que vem.

Para todos, o prazo máximo para sacar o dinheiro é de 30 de junho de 2017.

Saiba mais sobre o abono salarial

O que é? O abono salarial é como um 14º salário para o trabalhador de baixa renda. O PIS e o Pasep são pagamentos feitos pelas empresas para financiar o abono e também o seguro-desemprego. O PIS é para funcionários de empresas privadas e o Pasep, para servidores públicos.

Quem tem direito? É preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2015, recebendo, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada. Além disso, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.

Qual é o valor? Neste ano, as regras mudaram. Até o ano passado, o valor do abono era de um salário mínimo, não importando quanto tempo a pessoa tinha trabalhado no ano. Agora, o valor é proporcional ao número de meses que a pessoa trabalhou. Se esteve empregado o ano inteiro, o trabalhador ganha um salário mínimo integral. Se trabalhou seis meses, ganha metade.

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada?

Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96492-6379 (não esqueça do "+55"). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10.