IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rússia reforça controles de alimentos importados da Turquia

26/11/2015 06h47

Moscou, 26 Nov 2015 (AFP) - A Rússia reforçará os controles sobre os produtos agrícolas e alimentos turcos, alegando violações das normas sanitárias, anunciou o ministério da Agricultura, dois dias depois de um avião militar russo ter sido derrubado pela Turquia.

Em um comunicado, o ministro da Agricultura, Alexander Tkatshev, denuncia "as repetidas violações das normas russas por parte dos produtores turcos", que poderiam afetar 15% dos produtos agrícolas importados de Turquia.

Tkatshev citou a presença de "substâncias proibidas e prejudiciais", assim como doses excessivas de pesticidas ou nitratos.

Há vários anos, a Rússia é acusada de tomar decisões de ordem sanitária com base em suas posições geopolíticas. Desde o ano passado, Moscou impõe um embargo sobre a maior parte dos produtos alimentares dos países ocidentais que adotaram sanções contra o país em função do conflito na Ucrânia.

A Turquia é um grande exportador de frutas e verduras e um importante fornecedor para a Rússia.

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, declarou na quarta-feira que Moscou "reavaliaria seriamente" as relações com Ancara depois que a aviação turca derrubou um de seus aparelhos na fronteira com a Síria, onde a Rússia atua militarmente em apoio ao regime de Bashar al-Assad.

A Turquia afirma que o avião russo violou seu espaço aéreo, o que Moscou nega.