IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pimco enfrentará volatilidade do mercado com títulos líquidos

Lucy Meakin

27/11/2015 14h50

(Bloomberg) -- A Pacific Investment Management Co. está se preparando para uma maior volatilidade do mercado mantendo posições em títulos com alta liquidez, segundo o gestor de recursos Mike Amey, de Londres.

"Em geral tendemos a manter um alto nível de liquidez nas nossas carteiras", disse Amey em entrevista ao programa "Surveillance" da Bloomberg Television, com Jonathan Ferro e Tom Keene. "Reconhecemos que às vezes, e é algo que vamos superar nos próximos anos, haverá surtos de volatilidade, que os mercados estão relativamente ilíquidos e que convém ter algum dinheiro vivo para tirar vantagem disso".

A Pimco não é a única a se preparar para possíveis períodos de baixa liquidez. A Fidelity Investments duplicou suas posições em títulos fáceis de vender em algumas carteiras de bonds para garantir o atendimento aos resgates dos clientes se necessário quando a taxa de juros dos EUA subir, disse Robert Brown, chefe de renda fixa institucional da empresa, nesta semana.

A capacidade dos fundos e das instituições de negociar bonds se tornou uma área de crescente preocupação nos últimos anos em meio às aquisições de ativos e às novas regulações dos bancos centrais. O montante de futuros em bunds alemães que pode atravessar o mercado em um determinado momento sem mexer no preço, um indicador da profundidade do mercado, caiu 52 por cento em outubro, para cerca de 700 contratos, número que contrasta com o pico do ano passado, de 1.500 contratos em abril, segundo dados compilados pelo JPMorgan Chase Co. A média dos últimos três anos é de 900 contratos.

Título em inglês: Pimco Stands Ready for Market Volatility With Liquid Holdings

Para entrar em contato com o repórter:

Lucy Meakin, em Londres, lmeakin1@bloomberg.net