IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja os 5 principais riscos para seus investimentos se você é aposentado e como evitá-los

16/04/2015 10h02Atualizada em 14/05/2015 15h41

SÃO PAULO – Investir é colocar seu dinheiro em risco; ao chegar na aposentadoria, o risco é apenas intensificado. Claro que não há almoço de graça no mundo dos investimentos, mas é melhor para os aposentados saberem os riscos que enfrentam e como se proteger de cada um.

Assim, o colunista do site MarketWatch Ken Moraif listou os cinco maiores riscos que os investidores aposentados enfrentam.

1 – Perda de capital

Você pode perder boa parte de seu dinheiro se um mercado de queda vier e o mercado sofrer. Durante a grande depressão, o mercado dos EUA caiu 92%, em 2000, caiu 49% e, em 2008, 57%. Essas quedas se converteram em perdas de capital para muitos investidores.

Para contornar isso, uma solução seria usar uma estratégia de “comprar e manter” que ajude a superar o mercado em tempos de crises, ou então alocar seus investimentos em papéis mais seguros, de renda fixa, uma vez que uma grande perda de capital não é algo que aposentados possam passar na maioria dos casos.

2 – Perda para a inflação
Quando pessoas aplicam em “investimentos super seguros” como a poupança, por exemplo, elas querem proteger seu capital de perdas. No entanto, a inflação pode acabar fazendo seu dinheiro valer muito menos no longo prazo. Se você paga suas contas, sabe que é cada vez mais caro viver e manter o mesmo padrão de vida – e isso não tende a melhorar.

A solução para esse problema é investir em ações ou em alguma opção de investimento que cubra a inflação. No Brasil, uma boa alternativa de investimento tende a ser o Tesouro IPCA+, título do governo que garante ao investidor o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e uma rentabilidade real e que assim o protege do risco inflacionário.

3 – Liquidez inadequada
Algumas vezes você precisa do dinheiro na hora, mas ele tem um período de cinco a dez anos e você não pode tocar nesse montante. Se você é aposentado, tem que ficar especialmente de olho nesse risco. O que acontece se você tiver uma crise e precisar desse dinheiro agora?

A solução para esse risco é ter dinheiro em investimentos líquidos suficientes para cobrir dois anos de suas despesas e assim garantir essa segurança adicional, mesmo que tenha que abrir mão de uma rentabilidade mais arrojada, eventualmente.

4 – Risco legislativo
Já considerou investir em algo porque essa aplicação tem uma legislação que a deixa atrativa? Para o colunista, o melhor é nunca colocar dinheiro nesses investimentos, porque o que o governo dá, o governo pode tirar. No Brasil, especialmente, em que há um grande risco regulatório em muitos setores da bolsa, é importante ficar atento a essa questão. Para Moraif, a solução para essa situação é nunca tomar esse risco, em nenhuma situação.

5 – Variação na taxa de juros
Muitas vezes você compra um título do Tesouro Direto com uma boa rentabilidade, mas as taxas de juros aumentam depois e você pensa em vender antes da data de vencimento e pode acabar tendo até prejuízo com isso. Por isso, o ideal para investidores que não queiram se preocupar é manter seus títulos até a data de vencimento.

O conselho final do colunista é que a principal solução para lidar com esses cinco riscos é diversificar. Um portfólio diversificado adequadamente pode mitigar diversos tipos de riscos e garantir uma aposentadoria tranquila.