IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sete em cada dez brasileiros não fazem poupança, mostra pesquisa

Do UOL, em São Paulo

07/06/2013 11h37

Sete em cada dez brasileiros não têm o hábito de guardar dinheiro, mostra pesquisa divulgada pela Serasa Experian nesta sexta-feira (7). Ainda segundo o estudo, metade dos brasileiros desconhece as vantagens de poupar.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope, a pedido da Serasa, em 142 cidades do país. Mais de 2.000 pessoas, todas maiores de 16 anos, foram entrevistadas.

Segundo o estudo, 69% dos brasileiros não poupam. O desconhecimento das vantagens financeiras de uma aplicação pode explicar a falta de interesse. Mais da metade dos entrevistados (52%) não sabia ou não informou corretamente quanto teriam em uma aplicação financeira, após um ano, se investissem R$ 100 com juros de 2%.

A resposta correta para a questão seria R$ 102. Dos 48% que responderam corretamente, a maioria tem curso superior e renda mensal acima de dez salários mínimos.

35% sentem mais prazer em gastar do que em poupar

Ainda segundo a pesquisa, 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso.

Economizar e conseguir desconto no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos consultados, que optam pelo parcelamento, de acordo com a Serasa Experian.

As condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. Mas moradores do Sul declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões do país.