Sete em cada dez brasileiros não fazem poupança, mostra pesquisa
Sete em cada dez brasileiros não têm o hábito de guardar dinheiro, mostra pesquisa divulgada pela Serasa Experian nesta sexta-feira (7). Ainda segundo o estudo, metade dos brasileiros desconhece as vantagens de poupar.
A pesquisa foi realizada pelo Ibope, a pedido da Serasa, em 142 cidades do país. Mais de 2.000 pessoas, todas maiores de 16 anos, foram entrevistadas.
Segundo o estudo, 69% dos brasileiros não poupam. O desconhecimento das vantagens financeiras de uma aplicação pode explicar a falta de interesse. Mais da metade dos entrevistados (52%) não sabia ou não informou corretamente quanto teriam em uma aplicação financeira, após um ano, se investissem R$ 100 com juros de 2%.
A resposta correta para a questão seria R$ 102. Dos 48% que responderam corretamente, a maioria tem curso superior e renda mensal acima de dez salários mínimos.
35% sentem mais prazer em gastar do que em poupar
Ainda segundo a pesquisa, 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso.
Economizar e conseguir desconto no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos consultados, que optam pelo parcelamento, de acordo com a Serasa Experian.
As condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. Mas moradores do Sul declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.