Em 20 anos de Plano Real, vendas de produtos beleza quase triplicaram
As vendas de produtos de higiene e beleza quase triplicaram nos 20 anos do Plano Real, segundo pesquisa feita pelo instituto Nielsen a pedido da Beauty Fair. A feira, uma das maiores do mundo no setor, termina nesta terça-feira (9) em São Paulo.
A pesquisa mostra que, de 1994 a 2013, o volume de vendas de artigos de higiene e beleza cresceu 185%.
Para efeito de comparação, considerando-se a cesta total de produtos da Nielsen (que inclui também outras categorias, como alimentos, bebidas e roupas, por exemplo), o aumento no mesmo período foi de 124%.
A pesquisa foi feita com a base de consumidores da Nielsen, que reúne cerca de 8.600 pessoas.
Classe C ajudou a impulsionar o setor
A conclusão da pesquisa é que a ascensão da classe C foi um dos fatores que contribuíram para esse crescimento.
Isso porque, nos últimos anos, essa camada da população passou a consumir produtos de beleza mais sofisticados e com maior frequência.
Além disso, a grande quantidade de lançamentos também ajudou a impulsionar o setor.
Entre o começo de 2013 e julho deste ano, foram lançados 2.102 produtos de beleza e higiene pessoal no mercado brasileiro, enquanto a média de lançamentos de outros produtos (alimentos, bebidas, produtos de limpeza) foi de 960.
'Produtos preservam a autoestima em cenários de tensão'
O setor também é beneficiado pelo fato de ser um dos únicos que não são afetados em momentos de crise, segundo a Nielsen.
"Os produtos do setor têm um apelo emocional que ajudam a preservar a autoestima dos brasileiros em cenários de tensão. Tanto que a compra por indulgência ('eu mereço') aumenta em tempos de crise", diz Carlos Gouveia, coordenador de atendimento ao varejo da Nielsen.
Cesar Tsukuda, superintendente da Beauty Fair, concorda. "O cuidado pessoal é, sobretudo, uma questão de merecimento e realização que se fortificam nessas épocas."
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