Vassoura, paçoca, Playmobil, carro: eles tentam vender de tudo na Olimpíada
Mesmo com o fiasco do Brasil na Copa do Mundo e a crise econômica, algumas empresas decidiram apostar em produtos para a Olimpíada para tentar "bombar" as vendas. Entre os itens, tem de tudo: de vassoura a paçoca, de Playmobil a carro.
Alguns produtos são oficiais: foram licenciados junto ao Comitê Organizador e trazem os símbolos, marcas e mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Mas algumas empresas saíram pela tangente, com versões comemorativas, mas sem usar explicitamente os símbolos oficiais --para não precisar pagar licenciamento.
Carro oficial
A Nissan usou a Rio 2016 como grande vitrine para lançar o Kicks, seu novo SUV compacto e carro oficial dos Jogos Olímpicos, que acompanhou a tocha pelo país. O modelo foi lançado com uma série especial Rio 2016, com carroceria branca, teto e adereços laranja e emblemas prateados ao longo da lataria.
O valor pago pela Nissan para patrocinar a Rio 2016 não foi divulgado, mas fala-se em cerca de US$ 250 milhões (R$ 796 milhões).
Segundo a montadora japonesa, é uma forma de tentar tornar a marca mais conhecida entre os brasileiros. A expectativa, segundo o presidente da montadora, Carlos Ghosn, é aumentar em 50% a participação das parceiras Nissan e Renault no mercado nacional.
Celular dos campeões
A sul-coreana Samsung lançou uma edição especial limitada do smartphone Galaxy S7 edge para a Rio 2016, numa espécie de item de colecionador. Segundo a fabricante, detalhes dos Jogos Olímpicos foram incorporados ao design do telefone, com as cores dos anéis olímpicos em botões e telas.
Mais de 12 mil unidades foram distribuídas aos atletas, mas algumas também foram colocadas à venda em diversos países, incluindo Estados Unidos, China e Alemanha. No Brasil, a fabricante diz que foram 2016 unidades à venda, todas com numeração na parte traseira.
Vassoura temática
A fabricante de produtos de limpeza Bettanin lançou uma edição especial de vassouras, chamada Noviça Rio. "Pegamos o gancho das Olimpíadas, em que todo o país se une na torcida, para vestir dois modelos de vassouras com as cores do evento", afirma a gerente de Marketing, Thabata Lima. A expectativa, segundo ela, é aumentar em 5% as vendas na categoria.
A empresa diz trabalhar com edições especiais desde 2013 porque os clientes querem "comprar produtos bonitos e diferenciados para decorar a casa". Se a crise fez a companhia repensar a estratégia? Não, porque nos momentos de crise o brasileiro fica mais tempo em casa, o que estimula o consumo de utensílios de limpeza, diz Thabata.
Paçoca com cards
A Santa Helena espera que os brasileiros assistam aos Jogos pela TV comendo amendoim, levando a um aumento no consumo do produto e de seus "derivados", como o carro-chefe da empresa, a Paçoquita.
"A versão mini do produto ganhou cards colecionáveis que contam a história das principais modalidades disputadas na Olimpíada", diz o gerente de Marketing, Eduardo Rizzo.
Mesmo após o ponto alto das vendas, durante as festas juninas, a companhia decidiu manter o investimento nos pontos de venda. "A compra torna-se mais forte por impulso neste momento", afirma Rizzo. No Rio, a empresa espera vender 20% a mais que em agosto do ano passado.
Cartão de crédito
A Visa e o banco Pan lançaram um cartão de crédito temático dos Jogos, nas versões Internacional e Platinum.
Como vantagens para o usuário, as empresas oferecem os programas de pontos e ofertas Vai de Visa e PAN Mais.
Atletas Playmobil
A fabricante de brinquedos Sunny relançou os bonecos Playmobil inspirados nos atletas e em 15 modalidades esportivas: trave, barras assimétricas, esgrima, judô, tiro esportivo, vôlei de praia, tênis de mesa, arremesso de peso, levantamento de peso, cavalo com alça, argolas, natação, salto com vara, ciclismo e tênis.
Cada unidade custa R$ 29,90 nas principais lojas de brinquedos.
"Como o produto ainda está em circulação, não temos uma previsão de vendas, mas o resultado foi muito positivo. Os produtos esgotaram na Sunny e estão quase esgotados nas lojas", afirmou a empresa, em nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.