Novo calendário PIS: valor do PIS ano-base 2022 foi definido pela Caixa?

O início do pagamento do PIS (Programa de Integração Social) referente ao ano-base 2022 ainda não foi definido, assim como o valor pago. Esse atraso é resultado da perturbação no calendário PIS/PASEP durante a pandemia, que conduziu a uma extensão de dois anos entre o ano-base e o período de recebimento.

O hábito de anunciar o calendário PIS do próximo ano no término de dezembro ainda não foi cumprido, uma vez que as datas de pagamento e os montantes das parcelas para o PIS 2022 ainda não foram disponibilizados.

O cálculo do montante do PIS/PASEP é estabelecido conforme o salário mínimo em vigor no ano de pagamento. Dessa maneira, o valor do PIS para 2024 somente será esclarecido após o governo, liderado pelo presidente Lula (PT), comunicar o piso salarial de 2024.

Vale destacar que a parcela mais substancial do PIS 2022 será destinada a trabalhadores com histórico de emprego formal ao longo dos 12 meses do ano-base.

Para ser apto a receber o PIS referente a 2022, é imprescindível cumprir os critérios abaixo:

  • Ter recebido até dois salários mínimos por mês em 2022;
  • Não ter efetuado trabalho para pessoas físicas, o que exclui o direito ao abono salarial do PIS 2022 para trabalhadores domésticos;
  • Possuir registro no sistema PIS/PASEP por no mínimo cinco anos;
  • Ter completado pelo menos trinta dias de trabalho formal durante o ano de 2022.

É de suma importância que trabalhadores elegíveis permaneçam informados sobre as divulgações oficiais do governo para saberem quando terão acesso ao benefício do PIS concernente ao ano-base 2022. As informações atualizadas sobre o calendário de pagamentos serão oferecidas pelas autoridades competentes nos canais de comunicação oficiais.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.