IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção brasileira de cerveja sobe 12,8% em fevereiro, diz Receita

06/03/2014 11h04

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) - A produção de cervejas no Brasil avançou 12,8 por cento em fevereiro sobre igual mês do ano passado, período em que a produção de refrigerantes avançou 9,3 por cento, apontaram dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) disponibilizados pela Receita Federal.

No total, foram produzidos 1,2 bilhão de litros de cerveja no mês passado, no melhor resultado para o mês desde 2010. A produção de refrigerantes também teve o melhor desempenho para fevereiro nesse intervalo, a 1,3 bilhão de litros.

O crescimento na comparação anual se deu diante de temperaturas mais altas e da ocorrência do carnaval em março.

No acumulado do ano, houve aumento de 4,4 por cento na produção de cerveja e de 3 por cento na produção de refrigerantes sobre igual etapa de 2013.

Em comentário enviado a clientes, a equipe da Elite Corretora avaliou o resultado como positivo para a Ambev (ABEV3), maior fabricante de bebidas do país, assinalando que o crescimento do volume de cervejas era uma das principais preocupações para a tese de investimento na companhia.

Em 2013, a Ambev viu uma queda de 4,3 por cento no volume de cerveja vendido no país. Na divisão de refrigerantes e bebidas não alcoólicas, o recuo anual foi de 2 por cento.

"O ano começa com temperaturas muito altas, carnaval mais tarde e com Copa do Mundo em Junho/Julho", escreveu a Elite.

Em teleconferência realizada na última semana, o diretor geral da Ambev, João Castro Neves, disse que a companhia viu um "bom começo do ano" em vendas, ajudada pelo clima. A Ambev estimou aumento no volume comercializado pela indústria cervejeira em 2014, calcado em preços menores e com a ajuda da Copa do Mundo.

Às 10h38, as ações da Ambev tinham oscilação negativa de 0,36 por cento, diante de queda de 0,2 por cento do Ibovespa.

(Por Marcela Ayres, edição Alberto Alerigi Jr.)