IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Barragem da mineradora Samarco se rompe em Minas Gerais

05/11/2015 18h46

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Samarco, joint venture da Vale com a australiana BHP, informou nesta quinta-feira que uma barragem de rejeitos da sua unidade Germano se rompeu nesta quinta-feira, atingindo um distrito de Mariana, em Minas Gerais.

Com o rompimento da barragem do Fundão, a comunidade próxima de Bento Rodrigues foi afetada, segundo a assessoria de imprensa da Samarco, uma das maiores exportadoras do Brasil.

As atividades na unidade de Germano foram paralisadas com o incidente.

De acordo com informações da mídia, há mortos e feridos.

A Samarco e a Defesa Civil de Ouro Preto, que está ajudando na operação de resgate, não tinham imediatamente informações sobre o número de vítimas. Não foi possível contatar autoridades em Mariana.

"Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência", afirmou a empresa em nota.

A Samarco produz principalmente pelotas de minério de ferro, a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado, e comercializado para a indústria siderúrgica mundial.

A capacidade produtiva da Samarco é de aproximadamente 30 milhões de toneladas anuais, segundo informação do site da companhia.

(Por Roberto Samora)