IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Embraer lança plano de demissão voluntária no Brasil

17/08/2016 20h36

A Embraer apresentou nesta quarta-feira (17) o Plano de Demissão Voluntária (PDV) a todos os seus funcionários no Brasil. A medida integra um pacote para reduzir as despesas em US$ 200 milhões ao ano e vai vigorar entre 23 de agosto e 14 de setembro nas cinco unidades da companhia no país.

A fabricante de aviões emprega 17 mil trabalhadores no Brasil, sendo 12,3 mil apenas em São José dos Campos (SP), onde está localizada a matriz.

A empresa não informou quantos funcionários pretende demitir. Os desligamentos devem ocorrer a partir de 1º de outubro.

Os ocupantes de todos os níveis hierárquicos poderão aderir ao programa, inclusive de cargos de chefia, ao contrário do que tinha sido informado anteriormente. O PDV oferece bônus de 40% do salário por ano trabalhado e convênio médico e odontológico por seis meses.

A proposta foi ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A entidade é contra o PDV porque significa mais demissões, mas ressaltou que a Embraer se mantém "intransigente". Em nota, o sindicato disse que vai conversar com os funcionários da empresa para chegar a uma alternativa que evite os cortes.

Veja como é feita a pintura de um Boeing 787-9 Dreamliner

UOL Notícias