Ibovespa descontado? Itaú BBA indica 5 ações com potencial
Em 2024, o Ibovespa apresenta uma queda acumulada de cerca de 3%, em meio a um cenário macroeconômico incerto e dúvidas sobre a política fiscal brasileira. Mesmo assim, o Itaú BBA acredita que as ações brasileiras estão descontadas e suas avaliações estão atraentes.
A casa destaca que o MSCI Brazil, índice que mede o desempenho de cerca de 85% do universo de ações do Brasil, está atualmente negociando a 8 vezes Preço/Lucro para os próximos 12 meses. Isso significa um desconto de 14% em relação ao histórico.
Além disso, os analistas esperam que as empresas do índice entreguem um crescimento de cerca de 15% em 2025, o que ficaria acima da média de outros países emergentes.
Ao mesmo tempo, destaca o Itaú BBA, a força que impulsiona a oscilação dos preços das ações brasileiras tem se aproximado da média dos emergentes no curto prazo.
Diante desse contexto, os analistas citam cinco ações em destaque, que oferecem combinações de fatores atraentes. São as seguintes:
- Direcional (DIRR3): 32% de ROE, dividend yield próximo a 8% e negociando a P/L de um dígito, descontada em relação à média;
- Petrobras (PETR4): 4 vezes P/L, maior dividend yield da cobertura do BBA e 24% de ROE;
- Orizon (ORVR3): P/L e EV/Ebitda descontados, com 27% ROE e revisões positivas;
- JBS (JBSS3): P/L de um dígito e 4,6 vezes EV/Ebitda, com fortes revisões de lucros;
- Marcopolo (POMO4): P/L descontado a 8 vezes, com 30% de ROE
Vale destacar que, na última semana, o Morgan Stanley rebaixou sua exposição ao Brasil para underweight (venda). A casa avalia que questões políticas têm prejudicado o potencial da América Latina, indicando que é necessário superar diversos obstáculos para que a região recupere uma narrativa de investimento convincente, apesar dos valuations atrativos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.