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Portabilidade de crédito é principal tema de queixas junto ao BC

06/10/2017 13h06

De janeiro a agosto deste ano, o Banco Central recebeu 347.148 demandas feitas pela população. As reclamações representaram 60% desse total e, nessa categoria, 60% foram classificadas como reguladas, ou seja, de fato dizem respeito a assuntos regulamentados pelo BC.


Nesse grupo, a portabilidade de crédito, quando o cliente decide transferir para outra instituição um empréstimo já contratado, foi o tema mais reclamado, com 38.386 ocorrências, ou 28% do total de reclamações reguladas.


As reclamações contra instituições financeiras (IFs) que o cidadão envia ao Banco Central ajudam a autarquia a identificar indícios de irregularidades. Além das reclamações, a instituição leva em conta ainda os bancos de dados das ouvidorias dos bancos, dos Procons, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e aqueles obtidos diretamente da base de dados das instituições para promover ações de melhoria da conduta das IFs.


Os outros 40% das demandas registradas este ano pelo BC foram pedidos de informação. Os temas mais comuns foram os referentes a informações sobre os diversos cadastros disponibilizados pelo Banco Central, em especial o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e o Sistema de Informações de Crédito (SCR). Solicitações referentes a esses cadastros totalizaram 68.605 atendimentos, 37% dos pedidos.


Com relação aos canais de atendimento, a internet responde por 58% das demandas. "Em julho, implementamos algumas melhorias para facilitar o acesso dos usuários, a exemplo do site responsivo, que permite o acompanhamento da demanda pelo celular de forma mais rápida, fácil, em qualquer lugar ou hora", diz Carlos Eduardo Gomes, chefe-adjunto do Departamento de Atendimento ao Cidadão, no comunicado.