Conheça empreendedores de sucesso

Marcus Desimoni/UOL
O mecânico Alexandre Dias Generoso, 38, de Belo Horizonte (MG), criou um canal no YouTube para publicar vídeos mostrando o conserto dos carros dos clientes; como resultado, o faturamento da oficina aumentou 40%, passando de R$ 50 mil para R$ 70 mil por mês, e o número de clientes diários também subiu de seis para dez Mais
Divulgação
O músico Heitor Castro, 45, é dono de três escolas de música no Rio de Janeiro (RJ) que somam cerca de 500 alunos, mas foi com a venda de aulas gravadas em DVD que ele faturou seu primeiro milhão ano passado; desde 2008, ele já vendeu mais de 80 mil DVDs que ensinam a tocar violão, guitarra, piano, bateria e a cantar. Mais
Divulgação
Alberto Saraiva fundou uma das maiores redes brasileira de fast-food do país, o Habib's; após dez anos de existência, a marca já tinha mais de cem restaurantes; por ano, o Habib's vende 600 milhões de esfihas Mais
Divulgação
As esquetes (vídeos curtos) lançadas duas vezes por semana da produtora Porta dos Fundos rendem ao grupo uma audiência mensal de 60 milhões a 70 milhões de acessos no YouTube e vários anúncios, segundo levantamento feito pela própria produtora; entre as metas da produtora estão o lançamento de DVDs, séries para a TV e filmes Mais
Estevam Avellar/TV Globo
As cópias fiéis que Regina Straub, 42, faz dos noivos para colocar nos topos de bolos de casamento renderam à artesã vários clientes e até um convite da produção do humorístico "Tapas e Beijos", da TV Globo; Straub faz apenas um topo de bolo por semana e os preços variam de R$ 850 a R$ 1.200, de acordo com o nível de dificuldade. Mais
Divulgação
Depois de fazer fama no octógono, os irmãos Rogério Nogueira, o Minotouro (à esq.), e Rodrigo Nogueira, o Minotauro (à dir.), resolveram se arriscar no mundo dos negócios, lançando a franquia de academias Team Nogueira Mais
Marcelo Pereira / Divulgação
Lavar pratos e entregar pizzas nos Estados Unidos deu ao empresário Robinson Shiba a visão do negócio que hoje, após 24 anos, tornou-se a maior rede de fast food chinesa do Brasil; a China in Box possui mais de 150 lojas espalhadas por todo o território nacional Mais
Divulgação
Um dos filhos do humorista Antonio Carlos Bernardes Gomes, popularmente conhecido como Mussum, lançou uma cerveja em homenagem ao pai; Sandro Gomes é um dos sócios da Brassaria Ampolis, do Rio de Janeiro Mais
Haroldo Saboia/UOL
O engenheiro Celso Abrahão, 50, fez o faturamento da Esfiha Juventus, tradicional restaurante árabe no bairro da Mooca, em São Paulo (SP), aumentar em cinco vezes no período de cinco anos; a receita mensal, que em 2008 era de R$ 100 mil, saltou para R$ 600 mil atualmente. Mais
Divulgação
O exibicionismo das pessoas na internet e a vontade de alguns de causar ciúmes em namorados, ex-namorados ou ficantes motivaram o empreendedor Flávio Estevam, 32, a criar o site Namoro Fake e alugar namorados virtuais falsos para interagir com usuários do Facebook Mais
Divulgação
Filho e neto de agricultores, Francisco Ruzene, o Chicão (à dir.), resolveu mudar a forma como outras gerações administravam a produção agrícola da família para conquistar novos mercados; ele deixou de plantar arroz-agulhinha, o mais consumido pelos brasileiros, para apostar em um tipo quase desconhecido por aqui: o arroz preto; a novidade foi parar nas mãos do chef Alex Atala (à esq.) e, a partir daí, as vendas da Arroz Preto Ruzene decolaram. Mais
Renato Lopes/Divulgação
'Feijoada' de sorvete é carro-chefe de Ricardo Bento, proprietário da sorveteria Ice by Nice; ele pretende transformar o negócio em franquia Mais
Divulgação
A loja virtual olook adotou uma forma diferente para divulgar suas roupas e acessórios fora da internet; a empresa transformou uma Kombi, fabricada em 1968, em uma vitrine móvel e circula pelas ruas da capital de São Paulo para mostrar seus produtos Mais
Aline Arruda / UOL
A venda de coroas fúnebres fez o jovem empresário Eduardo Gouveia, de 25 anos, alcançar seu primeiro milhão, em menos de um ano. Mais
Leandro Moraes/UOL
Alex Todres (à esquerda) e Bob Rossato (à direita) alcançaram o faturamento de R$ 200 milhões em 2011 com agência de turismo online focada na nova classe média Mais
Rodrigo Lima/Ag.Nitro/UOL
A fábrica de tênis Lindi, dos sócios Ronaldo Lacerda (à esquerda) e Ademar Silva (à direita), começou a funcionar numa garagem em 1998, em Nova Serrana (MG), e hoje é responsável pela produção 5.000 pares diários e já exporta 5% de sua produção para os vizinhos Argentina e Paraguai Mais
Divulgação
Ao promover as festas do centro acadêmico, quando cursavam a universidade, os empresários Fábio Barboni, 28, e Fernando Plapler, 30, fundadores do Grupo Top, não imaginavam que o hobby seria transformado em profissão; o negócio, que começou com um investimento de R$ 10 mil de cada um, hoje fatura R$ 10 milhões por ano. Mais
Divulgação
As empresárias Barbara Diniz, 27, e Mariana Penazzo, 26, criaram a Dress&Go, loja virtual que aluga vestidos de luxo; elas começaram o negócio com um investimento de R$ 300 mil e 150 peças e querem fechar 2013 com um catálogo com 600 vestidos e um faturamento de R$ 800 mil Mais
Divulgação
Gustavo Marques, 37, encontrou uma maneira de lucrar com música na internet; há um ano ele criou a Livebiz, empresa que transmite shows ao vivo pela internet para usuários do Fabebook, e fatura R$ 500 mil por ano Mais
Iberê Iori/UOL
O empresário Tom Ricetti, 37, criou a franquia Pão To Go, uma padaria no modelo drive-thru; a primeira loja da rede foi aberta em São Carlos (232 km a noroeste de São Paulo) Mais
Divulgação
A ex-faxineira Zica Assis, 52, que inspirou a criação da personagem de Heloisa Périssé na novela "Avenida Brasil", a cabeleireira Monalisa, figura entre as dez mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, segundo a revista americana "Forbes"; na mesma lista está a modelo Gisele Bündchen Mais
Divulgação
O publicitário Pedro Eugênio, 33, transformou seu hobby em um negócio; o hábito de juntar cupons de desconto para compras em lojas virtuais o fez ganhar fama entre amigos e, de tanto ser procurado para essa finalidade, criou o Busca Descontos Mais
Divulgação
A empresária Carolina Kanashiro, 32, criou a loja Crystal Dog para vender peças como casaco de pele sintética, roupas com paetês para noite, calça jeans e, até, vestido de noiva para cachorros; a empresa tem um faturamento médio mensal de R$ 50 mil Mais
Neide Carlos/UOL
O molho de pimenta que experimentou durante as férias com a família no Chile foi o empurrão para o empreendedor Léo Spigariol, 34, abrir o negócio próprio; foram dois anos de estudos até a De Cabrón, marca de molho de pimentas gourmet, entrar para o mercado; hoje, a empresa consome, em média, três toneladas de pimenta por mês, o que gera cerca de 20 mil frascos de molho Mais
Divulgação
O ex-motorista de ônibus Moisés Dias Pena, 54, criou a Kuatro Kantos, fabricante de chinelos "quadrados"; ao todo, 15 lojas multimarcas no Brasil e mais sete nos Estados Unidos e em Portugal revendem seu produto; mensalmente, ele produz 800 pares de chinelos e fatura R$ 20 mil. Mais
Cristiano Andujar/UOL
Gloria Fantini, engenheira de alimentos e sócia da Natupalm, fabricante de palmito em conserva, conseguiu aumentar em 200% a rentabilidade da empresa ao desenvolver um patê com as partes menos nobres do alimento Mais
Bruno Magalhães/UOL
A empresária Arlete Dutra, dona da floricultura British, teve a ideia de oferecer serviço de hotel e de hospital de plantas para clientes que desejam viajar e não querem relaxar com os cuidados com suas flores; o serviço representa 10% da receita da empresa Mais
Divulgação
Criar vestidos de noiva sem usar seda, ossos, chifres ou qualquer outra matéria-prima de origem animal; esse é o desafio da estilista paulista Renata Buzzo; a inspiração, segundo Buzzo, veio da estilista vegana Stela McCartney, filha do ex-Beatle Paul McCartney Mais
Divulgação
Os jovens Guto Ramos (em pé) e Rony Breuel (sentado), ambos de 26 anos, sócios da BR Mobile, faturam R$ 2 milhões com aluguel de tablets Mais
Divulgação
Um TCC (trabalho de conclusão de curso) para a pós-graduação em gestão de negócios foi transformado na empresa que hoje é fonte de renda do engenheiro eletrônico Rodolfo Ferraz, 42; hoje, a empresa fatura R$ 60 mil por mês Mais
Divulgação
Da pequena cidade de Jacutinga (MG) saem vestidos, blusas, jaquetas e biquínis que vão para os Estados Unidos, para a Europa e para a China; as criações da estilista mineira Cecília Prado, 30, ganharam o mercado externo e, principalmente, o chinês Mais
Honório Moreira/UOL
Com a ajuda de um primo padre e do que aprendeu quando estudou em colégio de freiras na infância, a empresária Maria de Nazaré Nascimento montou o Ateliê Paramentos Religiosos, em São Luís (MA); na confecção, ela produz e comercializa todos os tipos de roupas e acessórios para padres: batinas, túnicas, além de roupas para coroinhas, corais e toalhas de altar Mais
Divulgação
Ligar a imagem de seu produto a famosos foi a estratégia de negócio adotada por Nilson Gouvêa (à esq.) e Charles Simão (à dir.), sócios da Print4Me, para tornarem a sua marca conhecida; a empresa produz capas para celulares personalizadas com fotos da rede social Instagram Mais
Divulgação
A publicitária Luiza Voll (à esq.) e a jornalista Daniela Arrais (à dir.) são sócias na Contente, empresa de produção de conteúdo digital; apesar de produzirem materiais a pedido das empresas, a agência ficou conhecida pelo projeto autoral Instamission, que convoca os usuários do Instagram a fazer fotos relacionadas a um tema por semana. Mais
Uhélio Gonçalves/Decom-Agrestina
No município de Agrestina (a 155 km de Recife), cerca de 80% das confecções são produzidas para o público evangélico; os vestidos criados especificamente para esse grupo são longos, têm manga e decote discreto Mais
Alberto Araujo/UOL
O meliponicultor (criador de abelhas sem ferrão) João Fernandes, 27, fechou uma parceria com o hotel Ariaú Towers, em Manaus (AM) para montar um meliponário (criadouro de abelhas sem ferrão) com uma loja no hotel para que os turistas possam ver as abelhas e comprar produtos derivados do mel Mais
Divulgação
Foram os clientes da empresária Cleusa Maria da Silva, 45, que a motivaram a abrir uma rede de franquias em 2007; com um investimento de cerca de R$ 200 mil ao longo de um ano, a empreendedora transformou sua loja de bolos na rede Sodiê Bolos. Mais
Divulgação
Depois de virar vegetariano, o empresário Gabriel Silva, 23, criou a empresa a Ahimsa, em Franca (400 km ao norte de São Paulo); a fábrica produz calçados e carteiras sem matérias-primas de origem animal (como o couro, por exemplo) e com o mínimo possível de produtos químicos, segundo ele Mais
Rodrigo Capote/UOL
De olho no potencial de consumo do casais gay, a empresária Ester Fraga, 54, dona da Arpége, começou a oferecer lista de casamento ou de open house específica para este público Mais
Divulgação
Calça que se transforma em saia e calça jeans com elástico e velcro são algumas das peças criadas pelas grifes Lado B Moda Inclusiva e Lira, exclusivamente para pessoas com deficiência física; as empresas apostam no potencial deste público que, segundo o IBGE, somam 45,6 milhões de brasileiros Mais
Divulgação
O empresário Aparecido João da Silva, 47, abandonou os pregões da Bolsa de Valores, em novembro de 2011, para montar a Maria Pimentas; a empresa comercializa três linhas de produtos: pimentas, conservas e patês Mais
Divulgação
A procura por um chocolate para a namorada e de um sapato para a noiva levou os empresários Filipe Onuki Libano, 28, e Fellippe Luiz da Silva, 26, a abrirem, cada um, um negócio diferente de produtos personalizados na internet; com um investimento de R$ 200 mil, Libano criou a Chococrie e, com um capital de R$ 800 mil, Silva abriu a Vionee Mais
Divulgação
Transmissão do nascimento do bebê em tempo real pela internet ou na sala de espera do hospital, filmagem e fotografias são alguns dos serviços oferecidos pela Publivídeo, de São Paulo (SP), que chega a faturar até R$ 420 mil por mês Mais
Divulgação
Apaixonados pela decoração das lanchonetes dos anos 50, os empresários Evandro Nichetti, 42, e Manuela Bedin, 43, resolveram abrir o bufê Meu Lanche Querido, que leva o cenário de uma lanchonete da época para a casa do cliente Mais
Divulgação
A barbearia Barba Negra (foto), de Ribeirão Preto (SP), e a Barbearia Clube, de Curitiba (PR), estão apostando em diferenciais para atrair mais clientes; a primeira fatura em média R$ 85 mil por mês e a segunda em torno de R$ 100 mil Mais
Divulgação
O empresário Tiago Almeida, 33, de São Paulo (SP), criou um bar com foco nos "nerds", o Gibi Cultura Geek Mais
Haroldo Saboia/UOL
A empresária Ana Paula Soares, 47, resolveu criar a linha de sorvete Ice Dog após ver os animais observando os donos enquanto comiam na sua lanchonete, a Bora Bora, na capital paulista; a guloseima custa R$ 5 Mais
Divulgação
O cardápio italiano dos almoços de domingo foi a inspiração para a família Tuzzolo Paulino abrir um negócio; depois de inaugurar o restaurante Capisce, em São Paulo (SP), em 2002, a família resolveu investir R$ 300 mil, em 2004, na criação de uma central de produção de massas Mais
Divulgação
Incomodado com o sofrimento de cavalos que puxam carroças de catadores, o engenheiro de produção Jason Duani Vargas, 33, investiu R$ 20 mil no desenvolvimento do Cavalo de Lata, um carrinho elétrico de alumínio para substituir os animais nesta tarefa, e vender para cooperativas e prefeituras Mais
Divulgação
Depois de ser obrigada a se aposentar por invalidez devido a um problema de audição, a ex-tecelã Thereza Ramos Queda, 68, descobriu uma vocação para organizar roteiros turísticos; com um investimento de R$ 10 mil, abriu a agência de turismo Cinthe-tur e começou a criar pacotes para a terceira idade Mais
Divulgação
A admiração pelo economista bengalês Muhammad Yunus (ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006) inspirou a jovem Alessandra França, 27, a criar o Banco Pérola, ONG (organização não governamental) de microcrédito para empreendedores de baixa renda no interior do Estado de São Paulo Mais
Divulgação
O empresário Rinaldi Faria, 41, fez os palhaços Patati e Patatá conhecidos em todo o Brasil; para isso, vendeu CDs e DVDs em escolas e criou clones dos palhaços para fazer shows em várias cidades ao mesmo tempo e ganhar mais dinheiro; a estratégia lhe rendeu um programa infantil no SBT e uma linha com cerca de 900 produtos licenciados, entre os quais bonecos da dupla, brinquedos, CDs e DVDs Mais
Divulgação
A empresa familiar Agabê, de Franca (400 km ao norte de São Paulo), viu suas vendas crescerem 35% ao apostar em botas de couro exótico como arraia, avestruz, búfalo, cobra e jacaré Mais
Divulgação
Depois de ser enganada por um mecânico e descobrir que desembolsou uma quantia alta por peças que não existiam em seu carro e por serviços desnecessários, a ex-bancária Agda Oliver, 31, resolveu estudar o básico de mecânica de automóveis e abriu a Meu Mecânico, oficina voltada para mulheres, em Brasília (DF); ela fatura R$ 60 mil e oferece mimos para as clientes, como massagens, limpeza de pele, manicure e pedicure Mais
Divulgação
Jéssica Domingues, 22, é sócia da empresa Rabisquedo, de Sorocaba, que faz bonecos de pelúcia personalizados a partir do desenho feito por crianças Mais
Divulgação
Artesãs do Rio Grande do Sul transformam materiais falsificados apreendidos pela Receita Federal em novos produtos Mais
Divulgação
O empresário Cyro Sá e sua mulher, a chef de cozinha tailandesa Marina Pipatpan, apostam num tuk-tuk para buscar clientes para seu restaurante tailandês em São Paulo Mais
Divulgação
Thiago Alvarez, 27, é dono da empresa T2A Clube, de São Paulo, que aluga carros de luxo, como o Camaro da foto Mais
Divulgação
O empresário Claudinei dos Anjos é dono da rede de franquias Anjos Colchões; antes de virar franquia, o negócio era uma fábrica de estofados e quase fechou as portas por causa de um incêndio acidental, que queimou 50% da produção em poucos minutos Mais
Divulgação
Inspirada pelo sucesso da Galinha Pintadinha, a produtora Mr. Plot, de Recife (PE) lançou o DVD "Bita e os Animais"; expectativa da empresa é faturar R$ 50 milhões até 2015 com a venda do produto e com o licenciamento de brinquedos, roupas e material escolar Mais
Cristiano Borges/UOL
A fábrica de equipamentos industriais Dimensão Máquinas, de Trindade (GO), dobrou sua produtividade depois de contratar apenas mulheres para trabalhar na empresa, segundo o empresário Francisco Luciano Alves de Jesus Mais
Divulgação
Odirlei Martins (à esq.), dono da Odirlei Botas, ao lado do cantor sertanejo Mariano, da dupla com Munhoz, na loja da empresa, em Campo Grande (MS); as botas ficaram famosas depois que sertanejos famosos passaram a usá-las Mais
Divulgação
Para criar a temakeria móvel Temaki Point, em São Paulo (SP), o empresário Paulo Enrico investiu R$ 200 mil na compra e na adaptação de uma van; as modificações incluem revestimento interno em inox, adesivagem, instalação de um toldo, geladeira, freezer e placas solares para gerar energia para esses equipamentos Mais
Divulgação
A linha de vestidos de noiva tamanho grande da loja Fashion Noivas, de São Paulo, representa quase 40% do faturamento da empresa, segundo a proprietária, Justina Lima Mais
Wanezza Soares/UOL
Lisa Bueno (à esq.) é dona da E-DJs, escola de DJs em São Paulo que oferece cursos para crianças a partir de cinco anos e idosos Mais
Divulgação
O pão de queijo com semente de chia é uma das versões do quitute mineiro produzidas pela empresa Pães de Queijo Congelados, da empresária Elaine Aparecida Borges, de Uberlândia (MG) Mais
Divulgação/Ousese
A empresária Rosana Marques, dona da loja de lingeries Ouseuse, resolveu investir em uma linha de lingerie para mulheres que passaram por mastectomia para elevar a autoestima de quem precisou retirar o seio Mais
Divulgação
O empresário Adriano Bezerra de Sousa é dono da MEA - Móveis Ecológicos da Amazônia, que faz móveis com latinhas de alumínio Mais
Divulgação
Antes de virar designer de bolsas, o mineiro Roberto Vascon tentou a vida em Nova York, onde passou por dificuldades, chegando até a dormir num banco, no Central Park Mais
Divulgação
Sem conseguir emprego depois de cumprir pena de seis anos no presídio da Papuda, em Brasília (DF), por assalto e roubo de carro, Fernando de Figueiredo, 44, criou a cooperativa de reciclagem de madeira Sonho de Liberdade, que fatura mais de R$ 1 milhão por ano Mais
Kevin Warnock/Divulgação
Gabriel Benarrós é fundador da Ingresse, site que vende ingressos para eventos que vão de festas particulares a grandes shows; nos primeiros oito meses de operação, o site faturou R$ 2,3 milhões Mais
Divulgação
O empreendedor Javier Arturo Herrera investiu R$ 140 mil para criar o La Buena Station, restaurante móvel de comida mexicana (foto) Mais
Divulgação
Alana Lourenço (à esq.) e Carolina Lima são sócias da loja virtual Prapreta, que comercializa produtos exclusivamente para cabelos crespos e cacheados; empresárias decidiram vender artigos de beleza para mulheres negras após Lima não encontrar itens de seu interesse Mais
Talita Boros
João Carlos Moreschi, dono a Membracel, de Curitiba (PR), criou um curativo poroso após acompanhar, por 10 anos, as tentativas de cicatrização de diversas úlceras nas pernas da mãe; hoje, ele fatura R$ 100 mil por mês vendendo o produto para hospitais Mais
Keiny Andrade/Divulgação
Paulo Storani é mestre em antropologia, pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos e foi capitão do Bope do Rio de Janeiro de 1994 a 1999, o que lhe rendeu a função de consultor dos filmes "Tropa de Elite" 1 e 2; hoje ele dá palestras sobre como construir equipes de alto desempenho baseado nos métodos de treinamento do Bope Mais
Maria Elisa Franco/UOL
A pacificação do morro Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), em dezembro de 2008, trouxe à empreendedora Andréia Miranda, 31, a oportunidade de formalizar o bar que administra há dez anos e ainda diversificar a atividade, vendendo camisetas e suvenires a turistas que passaram a frequentar a comunidade Mais
Divulgação
Com R$ 17,5 mil e sem conhecimento específico na área de petróleo e gás, a empreendedora Wilsa Atella fundou, em 2006, a Ambidados, empresa de serviços de monitoramento oceanográfico, que mede movimentos das ondas, correntes e marés, no Rio; seis anos depois, o negócio fatura R$ 3,5 milhões por ano, duzentas vezes mais que o investimento inicial Mais
Divulgação
Em um momento difícil de sua vida, desempregado e com apenas R$ 12 no bolso, o ex-camelô David Portes, 55, deixou de comprar remédios para a esposa grávida para adquirir alguns doces para revenda; em menos de uma hora nas calçadas, ele já tinha arrecadado o dobro do que havia investido; em um ano, a Banca do David já contava com mais de 300 itens para venda; hoje ele fatura como palestrante Mais
Reinaldo Canato/UOL
Donizete Aparecido da Silva é dono da rede Pastel do Trevo de Bertioga, no litoral de São Paulo; a pastelaria ficou famosa pelos pasteis gigantes, de quase 30 centímetros, com muito recheio e ingredientes da melhor qualidade; a rede tem duas filiais em Bertioga, oito franqueados no Estado de São Paulo e um quiosque em Porto Seguro (BA) Mais
Divulgação
Originário de Taiwan, na Ásia, o "bubble tea" (chá com bolinhas) é a aposta de negócio da empresária Luiza Leite, 54, e de suas filhas Isabel, 31, e Íris Ramadas, 25, sócias da franquia IS Bubble Tea; em pouco mais de um ano, elas já investiram cerca de R$ 2 milhões na ampliação da rede, que tem 11 unidades no país Mais
Divulgação
As alergias de pele e os problemas respiratórios da filha fizeram Sarah Lazaretti, 54, deixar de lado a carreira de enfermeira obstetra e abrir, há 20 anos, a Alergoshop, franquias de lojas especializada em produtos para pessoas alérgicas; uma unidade da rede tem o faturamento médio de R$ 30 mil a R$ 65 mil Mais
Divulgação
O x-jacaré e o milk shake de guavira, fruta típica do cerrado sul-mato-grossense, são os carros-chefes da lanchonete Vício da Gula, em Bonito (MS); o sanduíche, criado pelo casal Mario Cunha Júnior e Neila Garcez Borges, é feito com filé de jacaré e virou referência na cidade Mais
Vinicius Parente/Agência Sebrae
O engenheiro civil Aidson Ponciano criou uma fábrica de bolsas e sapatos de couro de peixe e fibras naturais em Manaus (AM), após se aposentar; a produção das peças é artesanal. Por mês, a Green Obsession faz cerca de 150 peças e fatura em torno de R$ 30 mil, valor que aumenta durante o verão, quando aumenta o número de turistas em Manaus Mais
Divulgação
A Loja do Prazer, em São Paulo (SP), aposta nas redes sociais para conquistar novos consumidores; a empresa compartilha conteúdos sobre saúde e bem-estar sexual, juntamente com o link de um produto da loja virtual, segundo Laerte Brasil, responsável pelas redes sociais da Loja do Prazer, e consegue driblar os filtros do Facebook para divulgar seus produtos Mais
Divulgação
A dificuldade em encontrar lingerie sexy e que vestisse bem seu corpo 16 quilos acima do peso ideal foi o que motivou Andrea Vasques, 42, a empreender; ela criou a Andrea Vasques Moda Plus Size, em Brasília (DF), vende mais de 300 peças por mês e tem mais de 2.000 clientes cadastradas; na foto, modelo usa um conjunto da linha tamanho grande da grife Mais
Divulgação
A lavanderia Prillav, de Rondonópolis (MT), viu o seu faturamento crescer cinco vezes após acabar com desperdícios de luz, de insumos e usar tecnologia para aproveitar melhor as condições climáticas locais; para conseguir a economia, o engenheiro e dono da pequena empresa, Paulo Gomes, elaborou um projeto de troca dos equipamentos, automação dos processos e treinamento dos funcionários Mais
Divulgação
A designer de bijuterias Juliana Manzini, 35, viu a procura por suas peças aumentar após a exposição de seus maxicolares na novela "Amor à Vida" (TV Globo); a grife conseguiu aumentar seu faturamento para R$ 3,7 milhões, em 2012; a expectativa é que esse número cresça 5% este ano com a exposição das peças na novela
Leonardo Soares/UOL
Isabella Delorenzo deixou de lado o cargo no departamento financeiro de uma empresa para criar uma loja virtual de brownies; o sucesso foi tão grande que a motivou a abrir uma loja especializada, em São Paulo Mais
Divulgação
Com investimento de R$ 150 mil, a empresária Karla Alencar abriu um pet shop móvel (foto), a Aracê Embelezamento Animal, em São Paulo (SP); os principais serviços são o banho e a tosa de cães e gatos dentro da van Mais
Divulgação
Quando o empresário Aparecido João da Silva, 47, resolveu abandonar os pregões da Bolsa de Valores, em novembro de 2011, para montar um negócio próprio, logo pensou em investir em uma de suas paixões: a pimenta; hoje, a Maria Pimentas comercializa pimentas, conservas e patês e emprega três funcionários Mais
Divulgação
A paixão pelo rock inspirou o músico e empresário Alexandre Santos na hora de batizar os pratos e sanduíches da lanchonete X-Maru, em Joaçaba (SC); no cardápio, fazem sucesso os lanches Kurt Cobacon, Dog Marley e David Boi (foto), feito com alcatra, calabresa, amendoim, cenoura, couve-flor, brócolis, pimentão vermelho e amarelo, cebola, e molho shoyu no pão francês, entre outros. A empresa existe desde fevereiro de 2012 e quer virar franquia em dois anos. Mais
João Alvarez/UOL
As constantes encomendas de acarajé que os amigos faziam ao baiano Ubiratan Sales, 53, durante suas viagens a negócio, fez o empresário criar a H20 Alimentos; o produto é vendido nas redes Sam's Club, em todo o Brasil, e Perini, com maior presença na Bahia; por mês, a empresa produz, em média, 90 mil unidades e fatura R$ 200 mil Mais
Divulgação
Em meio a smartphones e tablets, que atraem cada vez mais a atenção das crianças, a empresária Dora Farano Casimiro Costa, 47, criou a loja Verde Limão Brinquedos, em São Paulo (SP), para comercializar artigos educativos, entre eles, fantoches, livros, pião de lata, casas de boneca e toca de índio; os preços variam de R$ 14 a R$ 600 Mais
Saul Schramm/UOL
Ao acrescentar sanduíches de carne de jacaré e de avestruz no cardápio, os empresários Diogo Saad, Rafael Petinari e Renato Pasolini, de Campo Grande (MS), resolveram incrementar as opções da Safari Hamburgueria, que também serve hambúrgueres de carne seca, de ponta de costela (foto), entre outros; a empresa tem duas unidades próprias e fatura R$ 300 mil por mês Mais
Leonardo Soares/UOL
Forçada a fechar o salão para cuidar dos filhos, a ex-cabeleireira Gislaine de Fátima Marcandali, 53, teve uma ideia que a colocou de novo no mundo dos negócios; ela criou um lavatório portátil para cabelos e algumas unidades foram vendidas para os Estados Unidos, Espanha e México Mais
Divulgação
Um brigadeiro feito à base de leite em pó e whey protein (proteína isolada, extraída do soro do leite ou do arroz e da soja) é a aposta do chef de cozinha Gustavo Johnson, 27, para conquistar os frequentadores de academias de ginásticas e fazer a sua empresa, a Chef&Você, crescer; por mês, ele produz e vende 1.500 brigadeiros e fatura entre R$ 10 mil e R$ 15 mil Mais
Divulgação
A sorveteria PuroGusto, de São Paulo (SP), mantém seus sorvetes refrigerados a -15°C, enquanto que os tradicionais ficam a - 25°C, segundo a chef da sorveteria Claudia Reggiani; a diferença de 10º C permite que o céu da boca absorva o frio de forma menos agressiva, prevalecendo o sabor, diz Reggiani Mais
Divulgação
A moda dos sucos detox, que prometem desintoxicar o organismo, motivou a designer Bianca Franchini, a médica Juliana Henrique e a fotógrafa Isabela Ferrantte a investirem na Uuulalá, empresa que faz seis versões diferentes da bebida, para vender, principalmente, para as classes A/B; em 2013 a empresa faturou R$ 2 milhões, segundo elas