X-jacaré e milk shake de guavira são receita de sucesso de lanchonete em Bonito (MS)
O x-jacaré e o milk shake de guavira, fruta típica do cerrado sul-matogrossense, são os carros-chefes da lanchonete Vício da Gula, em Bonito (MS). O sanduíche feito com filé de jacaré virou referência na cidade e pedida quase obrigatória para o turista que quer provar um prato típico da região.
Os responsáveis pelas iguarias são Mario Cunha Júnior e Neila Garcez Borges, proprietários da lanchonete. Há quase 20 anos na região, o casal que começou vendendo sanduíche natural para turistas nas trilhas ecológicas encontrou nos ingredientes regionais a receita de sucesso para os negócios. A valorização de ingredientes e artigos típicos é o que garante o lucro de muitos negócios no país.
A trajetória empreendedora do casal se mistura à estruturação do turismo em Bonito. Em 1995, eles deixaram seus empregos para investir num negócio próprio relacionado à prática do turismo.
Sem capital suficiente para montar um hotel, eles viram que a falta de restaurantes e de infraestrutura nos passeios de ecoturismo eram uma oportunidade de negócio. Passaram a fornecer um kit com sanduíche natural, bebida e fruta para os turistas, em parcerias com as agências de turismo.
Durante um feriado, foram vender sanduíches no balneário da cidade e os pedidos de clientes por cachorro quente fizeram com que eles incluíssem o lanche no cardápio. Depois disso, adquiriram três carrinhos para vender cachorro quente na cidade e conquistaram turistas que procuravam refeições rápidas e também a população local.
“O negócio foi crescendo, as pessoas queriam lugar para sentar. Na mesma época, mudou a administração da prefeitura, que queria tirar as barraquinhas da avenida principal”, conta Mario.
Em busca de renovação para o negócio, os empreendedores viajaram para São Paulo e conheceram o funcionamento de uma lanchonete. Com o apoio de instituições como o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foram estruturando a criação do Vício da Gula e, com os pedidos dos clientes, elaboraram um cardápio que inclui tortas e doces, além dos sanduíches.
Reestruturação do negócio incluiu aposta em ingredientes locais
Em 2007, o casal ajudou a trazer para a cidade a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e, junto com outros empresários do setor de alimentação na cidade, surgiu a iniciativa de apostar na carne de jacaré como prato típico de Bonito, aprovada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
O lançamento do famoso x-jacaré só aconteceu em 2009, durante um evento nacional da Abrasel. “Nosso lanche tem as porções dos ingredientes na medida certa, tudo é pesado para ficar igual. O chapeiro é treinado para que o lanche tenha a cara do Vício da Gula”, diz Mario.
Já o milk shake de guavira surgiu por acaso, num experimento da filha do casal quando ela tinha por volta de 12 anos. “Ela bateu a polpa de guavira com sorvete de creme e vimos que dava uma combinação boa. Demos para algumas pessoas experimentarem antes de incluir no cardápio definitivamente.”
A lanchonete não é o único estabelecimento da cidade a servir carne de jacaré, mas seu diferencial é ser especializada em sanduíches e doces caseiros, que também usam ingredientes regionais no recheio, como os bombons de guavira e jacaratiá, outra fruta da região.
Além do cuidado na produção dos pratos e no treinamento de funcionários para que os clientes encontrem produtos e serviços padronizados, o casal acompanha de perto a gestão e o dia a dia do negócio. “Sempre há um de nós na lanchonete. Assim, conseguimos acompanhar o trabalho da equipe, ouvir as demandas dos clientes e resolver eventuais problemas de maneira rápida.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.