Zôdio, Hooters, Lime: Marcas que deixaram o Brasil
Por Ricardo Marchesan
Marcas internacionais conhecidas vêm deixando o Brasil desde o ano passado (incluindo algumas que chegaram há pouco tempo). As causas são crise econômica ou mudanças na estratégia. Relembre alguns casos a seguir.
Wendy's
Divulgação
Wendy's
A rede americana de hambúrgueres fechou as quatro lojas que tinha no país, todas em São Paulo, no ano passado. Ela estava no país desde 2016, sob responsabilidade da Infinity Services. A marca Wendy's ainda consta no site da empresa, mas ela não informou as razões para o fechamento, nem se há planos para uma reabertura.
Hooters
Leonardo Soares/UOL
Hooters
Outra marca operada pela Infinity Services que fechou sua última loja em São Paulo (e no Brasil) no ano passado. A rede norte americana Hooters, conhecida por ter garçonetes que vestem shorts curtos e regatas decotadas, já tinha fechado três de suas quatro unidades no país em anos anteriores.
Fleming's
Divulgação
Fleming's
O restaurante, dos mesmos donos da rede Outback, chegou ao Brasil em 2016. A única unidade no país, em São Paulo, foi fechada no ano passado, por uma "decisão dos franqueados no Brasil", segundo a empresa.
Zôdio
Simon Plestenjak/UOL
Zôdio
A loja de artigos para casa Zôdio, que pertence ao grupo francês Adeo, mesmo dono da Leroy Merlin, anunciou o encerramento das atividades no país no ano passado. Ela tinha chegado ao Brasil em 2017.
A Kiabi, marca francesa de fast fashion, anunciou o encerramento de suas atividades no ano passado. A rede também pertence aos donos da Leroy Merlin e da Decathlon, de artigos esportivos. As duas lojas da marca, abertas em São Paulo em 2018, funcionaram até janeiro deste ano.
Lime
Philippe Lopez/AFP
Lime
A multinacional de compartilhamento de patinetes anunciou no início deste ano que encerraria as atividades no Brasil e na América Latina. A empresa disse que iria desligar gradualmente a operação brasileira "como parte de uma estratégia global para alcançar sustentabilidade financeira".
No começo de 2019, a marca de cosméticos, sob responsabilidade da L'Oréal Brasil desde 2008, decidiu encerrar as operações no país. "Nós tomamos a decisão de otimizar o portfólio de marcas de luxo que possuem forte potencial de crescimento e atendem às aspirações de seus clientes", disse o grupo em nota.
Este não é o caso exatamente de uma saída do país, mas em outubro do ano passado o Grupo Big anunciou que as lojas Walmart no Sul e Sudeste passariam a adotar a bandeira Big. O grupo havia comprado 80% da operação Walmart Brasil em julho de 2018. Os outros 20% pertencem à Walmart Inc.