PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Carla Araújo

Caixa começa a pagar vale de R$ 600 para inscritos por app ou site na sexta

Everson Bressan/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Everson Bressan/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Carla Araújo

Jornalista formada em 2003 pela FIAM, com pós-graduação na Fundação Cásper Líbero e MBA em finanças, começou a carreira repórter de agronegócio e colaborou com revistas segmentadas. Na Agência Estado/Broadcast foi repórter de tempo real por dez anos em São Paulo e também em Brasília, desde 2015. Foi pelo grupo Estado que cobriu o impeachment da presidente Dilma Rousseff. No Valor Econômico, acompanhou como setorista do Palácio do Planalto o fim do governo Michel Temer e a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência.

15/04/2020 18h08

O pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a quem se inscreveu por meio do aplicativo da Caixa ou pelo site começará na sexta-feira (17), e não amanhã, como estava previsto inicialmente no calendário divulgado pelo banco no início da semana.

De acordo com a Caixa, as informações sobre as pessoas inscritas que estão aptas a receber foram enviadas pela Dataprev ao banco nesta quarta-feira (15), e são necessárias 48 horas para o início do processamento dos pagamentos. Apesar do atraso, a Caixa argumenta que os pagamentos estão obedecendo os trâmites burocráticos necessários.

Segundo a Dataprev, mais de 16,4 milhões de pessoas que se inscreveram entre 7 e 10 de abril estão aptos a receber. A Caixa afirma, porém, que nem todas essas pessoas receberão na sexta-feira.

A inscrição por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (disponível para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa, começou na semana passada.

A inscrição por meio dessas plataformas é necessária apenas para quem não estava no Cadastro Único até 20 de março, nem recebem o Bolsa Família. Para essas pessoas, a inscrição é automática, se cumprirem os critérios para receber o auxílio emergencial.

O pagamento para quem estava no Cadastro Único começou na terça-feira (14), pelos que nasceram em janeiro. Na quarta-feira receberam os que nasceram em fevereiro, março ou abril. Nesta quinta-feira, recebem os que nasceram e maio, junho, julho ou agosto.

Na sexta-feira, está programado o pagamento para os nascidos em setembro, outubro, novembro ou dezembro.

Os beneficiários do Bolsa Família também devem começar a receber nesta quinta-feira.

(Com Ricardo Marchesan)

PUBLICIDADE