CGU tem canal para denúncia sobre possíveis fraudes no auxílio emergencial
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta sexta-feira (5) a lista de todos os brasileiros que receberam o auxílio emergencial de R$ 600 do governo por conta da pandemia de coronavírus.
Na listagem publicada hoje, onde aparece o nome e alguns números do CPF do beneficiário, há a opção para denunciar um benefício concedido de forma indevida ou ainda apontar que o próprio cidadão recebeu o crédito indevidamente. Neste caso, o indivíduo por pedir para fazer a devolução.
De acordo com a CGU, a denúncia sobre supostas irregularidades pode ser feita de forma anônima, bastando escolher a opção "Não identificado". Clique aqui para fazer uma denúncia.
O órgão firmou uma parceria com o Ministério da Cidadania para apurar as irregularidades na concessão do benefício. O acordo inclui o tratamento de denúncias, bem como a análise de indícios de fraudes detectados pelo órgão. "As inconsistências detectadas são encaminhadas ao MCid para análise e, caso se confirme a fraude, realizar a suspensão do benefício e cobrança de parcelas pagas indevidamente", explicou a assessoria da CGU.
O acordo de Cooperação Técnica (ACTA) entre os dois órgãos prevê a troca de informações e de documentos, além do acesso às bases de dados relacionadas ao Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Cadastro Único, necessários à fiscalização do cumprimento aos requisitos legais exigidos para pagamento do auxílio emergencial.
Criado em abril para atender a população de baixa renda durante a pandemia de coronavírus, o auxílio emergencial de R$ 600 também foi parar no bolso de muitas pessoas que não têm direito a ele. Conforme mostrou reportagem do UOL, quem fraudou o sistema para receber o dinheiro ou o recebeu indevidamente e não devolveu pode responder criminalmente por isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.