IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

Mudança em tributos estaduais e municipais só após as eleições, avalia Afif

Assessor confirmou que Guedes vai pessoalmente entregar proposta de reforma  - Ricardo Borges/UOL
Assessor confirmou que Guedes vai pessoalmente entregar proposta de reforma Imagem: Ricardo Borges/UOL

Do UOL, em Brasília

20/07/2020 19h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As mudanças em tributos estaduais e municipais só devem avançar após as eleições, na avaliação do assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos.

"A discussão dos impostos federais tem mais condições de avançar agora. Já o que diz respeito a mudanças nos estados e municípios haverá muita discussão e deve ficar para um segundo momento", disse à coluna". "Creio que esse tema relacionado a estados e municípios só avança depois das eleições", completou.

Afif confirmou que amanhã o ministro Paulo Guedes (Economia) vai pessoalmente, às 14h30, ao Congresso enviar a primeira parte da proposta da reforma tributária, com a unificação do PIS e Cofins em sinalização de harmonia e respeito pelo legislativo, que vai comandar o andamento da pauta.

Nessa fase inicial, o governo vai enviar um projeto de lei que unifica o PIS e Confins num tributo que será chamado de IVA federal.

Segundo Afif, esse primeiro passo é uma espécie de "sinal de princípio de pagamento". "É uma espécie de plug onde eles poderão encaixar as propostas de IVA que já estão no Congresso", afirmou.

O secretário disse ainda que o restante das propostas tributárias do governo devem ser enviadas ao Congresso até o dia 15 de agosto.