PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido
Seu cadastro foi concluído!
reinaldo-azevedo

Reinaldo Azevedo

mauricio-stycer

Mauricio Stycer

josias-de-souza

Josias de Souza

jamil-chade

Jamil Chade

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Diretor-geral de Itaipu se demite; diretor-financeiro assume como interino

vice-almirante Anatalício Risden vai assumir o comando da Itaipu Binacional - Nilton Rolin/Itaipu Binacional
vice-almirante Anatalício Risden vai assumir o comando da Itaipu Binacional Imagem: Nilton Rolin/Itaipu Binacional
Carla Araújo

Jornalista formada em 2003 pela FIAM, com pós-graduação na Fundação Cásper Líbero e MBA em finanças, começou a carreira repórter de agronegócio e colaborou com revistas segmentadas. Na Agência Estado/Broadcast foi repórter de tempo real por dez anos em São Paulo e também em Brasília, desde 2015. Foi pelo grupo Estado que cobriu o impeachment da presidente Dilma Rousseff. No Valor Econômico, acompanhou como setorista do Palácio do Planalto o fim do governo Michel Temer e a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência.

Do UOL, em Brasília

25/01/2022 18h55Atualizada em 26/01/2022 00h33

O general João Francisco Ferreira pediu demissão do cargo de diretor-geral da Itaipu Binacional nesta terça-feira (25).

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou à coluna que o atual diretor financeiro executivo da empresa, almirante Anatalicio Risden Junior, vai assumir de forma interina o posto.

Segundo Albuquerque, a saída de Ferreira foi por motivo pessoal.

"Ele [Anatalicio Risden] vai assumir inicialmente em caráter interino e findado o processo será o diretor-geral", disse o ministro, ressaltando que Risden já está na diretoria financeira desde 2019.

Na noite desta terça-feira (25), em nota, o Ministério de Minas e Energia confirmou a indicação do Almirante Anatalício Risden Junior para o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu.

Currículo militar

Assim como o ministro de Minas e Energia é egresso da Marinha, Risden é vice-almirante e também está na reserva.

Nascido em Curitiba (PR), o diretor assume o posto da Itaipu Binacional aos 62, depois de atuar cerca de 40 anos na ativa à Marinha.

O MME divulgou um currículo de Risden destacando sua "experiência em administração e economia do setor público".

Bacharel e mestre em Ciências Navais, Risden é doutor em Altos Estudos de Política e Estratégia - Marítimas, e foi consultor da FGV de 2015 a 2019.

Entre março de 2008 a agosto de 2015, o vice-almirante ocupou a diretoria de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM).