IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governador rebate Bolsonaro sobre pau de arara: 'Respeite o Nordeste'

Paulo Câmara esteve com Lula nesta semana e partidos devem selar aliança em Pernambuco - Ricardo Stuckert/Reprodução
Paulo Câmara esteve com Lula nesta semana e partidos devem selar aliança em Pernambuco Imagem: Ricardo Stuckert/Reprodução

Do UOL, em Brasília

04/02/2022 19h17Atualizada em 04/02/2022 20h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), repudiou a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL), que em transmissão ao vivo na noite de ontem (3) chamou assessores de "pau de arara", uma expressão depreciativa para se referir a nordestinos.

"O presidente Bolsonaro já se referiu aos brasileiros do Nordeste como Paraíbas, cabeçudos e, agora, Paus-de-arara. Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido", disse Câmara, que é também residente do Consórcio Nordeste. O grupo tem travado embates com a política do governo federal, principalmente, em torno dos altos preços dos combustíveis.

Segundo Câmara, Bolsonaro usa expressões equivocadas para "ampliar a cortina de fumaça" de problemas do seu governo. "Um governo que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela COVID19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades", escreveu, em nota. "Respeite o povo do Nordeste", finalizou.

Acordo com Lula

Câmara se encontrou ontem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fechar uma aliança entre as duas siglas em Pernambuco.

O atual governador deve lançar em breve a candidatura do deputado Danilo Cabral (PSB) ao governo pernambucano.

Na noite desta sexta-feira (4), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), confirmou que abriu mão da pré-candidatura ao governo do estado.