Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
De chinelo e sem seguranças, Ciro Nogueira circula de scooter por Brasília
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um agasalho esportivo, capacete e chinelos. O vestuário em nada lembra os ternos bem cortados que o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP-PI) costuma circular pela Esplanada dos Ministérios.
Neste domingo (6), o ministro, que é um dos principais líderes do Centrão, foi visto no Lago Sul, região nobre de Brasília, com sua Honda scooter.
Ciro Nogueira foi visitar um amigo a cerca de um quilômetro de sua residência, sem seguranças. O vídeo foi feito pelo anfitrião.
A cena inusitada não é tão incomum durante os fins de semana em Brasília, já que o ministro usa a moto como hobby e vai com frequência até a residência oficial da Câmara visitar o presidente Arthur Lira (PP-AL). O trajeto é de pouco menos de dois quilômetros.
O ministro, que tem revendedoras de motos no Nordeste, costuma inclusive levar a esposa para jantares na sua scooter. Segundo um amigo do casal, as aventuras do ministro 'disfarçado' ajudam a lembrar uma das viagens que os dois fizeram de moto pela Costa Almafitana, na Itália.
Pode dirigir de chinelo?
Assim como o presidente Jair Bolsonaro já cometeu infrações de trânsito em suas motociatas, o passeio dominical do ministro da Casa Civil também poderia render multa.
Isso porque o artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito considera infração média, com previsão de multa, dirigir "usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais"
As regras de pilotagem de scooter, no entanto, costumam ser mais brandas que as de motos e não são aplicadas com a mesma severidade.
A scooter é diferente de uma motocicleta. Totalmente automática, a esse tipo de veículo dispensa as trocas de marchas, ou seja, o piloto só acelera e freia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.