IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Itamaraty apela para suspensão imediata das ações da Rússia na Ucrânia

Do UOL, em Brasília

24/02/2022 11h10Atualizada em 24/02/2022 12h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo brasileiro se manifestou na manhã desta quinta-feira (24), por meio do Ministério das Relações Exteriores, pedindo uma solução diplomática para a crise entre Rússia e Ucrânia.

"O Governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia. O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil", disse o Itamaraty, em nota.

O presidente Jair Bolsonaro, que esteve recentemente na Rússia, até agora não se manifestou.

A Rússia decidiu atacar a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira, em uma ação que a Otan (Aliança Militar Ocidental) e Kiev consideraram de "invasão total".

É a mais grave crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, e a maior operação do gênero desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque, em 2003.

Segundo o Itamaraty, como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica.

"Em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias", diz a nota.

Brasileiros na Ucrânia

O Itamaraty informou também que a Embaixada do Brasil em Kiev permanece "aberta e dedicada, com prioridade, desde o agravamento das tensões, à proteção dos cerca de 500 cidadãos brasileiros na Ucrânia".

Jogadores brasileiros que atuam no Shakhtar Donetsk e no Dínamo de Kiev publicaram um vídeo em suas redes sociais pedindo ajuda ao governo brasileiro para deixarem a Ucrânia após o anúncio da invasão das tropas militares russas.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada do Brasil na Rússia "vem renovando o cadastramento dos brasileiros e tem-lhes transmitido orientações, por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

"Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam", disse o MRE, em nota.

O Itamaraty afirmou que disponibiliza, ainda, para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610.