IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governador do DF libera uso de máscaras também em locais fechados

Do UOL, em Brasília

10/03/2022 13h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta quinta-feira (10) a liberação do uso de máscara também em locais fechados. Há uma semana, o governador já havia liberado a proteção em locais abertos. O decreto com as novas regras foi publicado no Diário Oficial.

"A partir de hoje (10), o uso de máscaras deixa de ser obrigatório também em ambientes fechados no DF. O avanço na vacinação contra covid-19 e a queda no número de casos foram essenciais para a medida. Destaco que estamos abrindo mais leitos adulto e pediátrico", escreveu o governador em suas redes sociais.

Ibaneis ponderou que "quem quiser continuar usando a máscara pode continuar". "Não é obrigatória retirada da máscara, mas, sim, deixa de ser obrigatória a utilização. Chegou a hora de tentarmos voltar a ter uma vida normal. Continuem se prevenindo e não deixem de se vacinar!", afirmou.

Segundo o governo do DF, atualmente 80% da população da capital está vacinada com mais de duas doses.

No dia 3, quando anunciou a flexibilização em locais abertos no Distrito Federal, Ibaneis afirmou que para participar de shows e eventos esportivos será exigida a comprovação de vacinação de pelo menos duas doses e ainda previa "o uso de máscara quando ocorrerem em ambientes fechado". Agora, no entanto, esse segundo item deixará de ser exigido.

Rio de Janeiro foi pioneiro

No Rio de Janeiro, a liberação do uso de máscaras também em ambientes fechados foi anunciada no último dia 7, sendo a primeira capital do país a abolir totalmente o uso do item.

A flexibilização vale, inclusive, em escolas e no transporte público. As unidades escolares, no entanto, terão autonomia para decidir se os alunos devem ou não continuar usando máscara. Em ambientes abertos, a utilização do item de proteção já não era mais exigida desde outubro do ano passado.